Além disso, eles mostram a importância de saber diferenciar uma informação verdadeira de uma falsa: "Essa tarefa pressupõe desenvolver nas pessoas os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para torná-los consumidores mais criteriosos das informações encontradas online para identificar o agente que criou, produziu e distribuiu a desinformação, bem como sua motivação e analisar a desinformação compartilhada, seu formato e características”, apontam.
Processo de avaliação dos artigos da Navus
O volume 12 da Navus traz ainda o primeiro artigo deste ano, "Motivações para o consumo colaborativo de bens de consumo: validação de escala no contexto de moda no Brasil”. Para que um artigo seja aprovado, é preciso passar pelas diretrizes da revista: foco, escopo, estrutura, além de verificação de plágio. Atendendo aos requisitos iniciais, o artigo segue para avaliação e o editor exclui do arquivo qualquer informação que possa identificar os autores e escolhe dois avaliadores para fazer a leitura, o que é chamado de revisão por pares às cegas. "Atualmente temos 554 avaliadores registrados em nosso banco, do país e internacionais, identificados por suas respectivas áreas de interesse e formação, para que possibilite a escolha daqueles que tenham mais aderência com o artigo no momento de selecioná-los para avaliação”, conta Jorge do Prado, editor-gerente da Revista Navus e Analista de Pesquisa e Comunicação Científica no Senac SC.
A avaliação pode resultar no aceite por ambos os avaliadores, bem como na recusa. Se um aceitar e outro recusar, um terceiro faz a avaliação para desempate. Entretanto, o que é mais comum de acontecer é a solicitação de revisões, em que os autores precisam adequar o texto e um novo ciclo de avaliação é feito, para verificar se o artigo realmente melhorou.
Novo modelo de publicação
No último ano foram recebidos 219 artigos, porém somente 43 foram aprovados e publicados. Este número de submissões tem sido crescente ao longo dos 10 anos de existência do periódico. A Navus adotou em 2020 o modelo de publicação em fluxo contínuo, ou seja, após o aceite do artigo, o mesmo passa por revisão de idiomas e diagramação e logo é publicado. Isso diminui consideravelmente o tempo de espera do autor e acelera o fluxo editorial. Anteriormente, era seguido o modelo de publicação a cada dois meses (de 2011 a 2014) e quatro meses (2015 a 2019).
Veja a nova edição, clicando aqui!
Processo de avaliação dos artigos da Navus
O volume 12 da Navus traz ainda o primeiro artigo deste ano, "Motivações para o consumo colaborativo de bens de consumo: validação de escala no contexto de moda no Brasil”. Para que um artigo seja aprovado, é preciso passar pelas diretrizes da revista: foco, escopo, estrutura, além de verificação de plágio. Atendendo aos requisitos iniciais, o artigo segue para avaliação e o editor exclui do arquivo qualquer informação que possa identificar os autores e escolhe dois avaliadores para fazer a leitura, o que é chamado de revisão por pares às cegas. "Atualmente temos 554 avaliadores registrados em nosso banco, do país e internacionais, identificados por suas respectivas áreas de interesse e formação, para que possibilite a escolha daqueles que tenham mais aderência com o artigo no momento de selecioná-los para avaliação”, conta Jorge do Prado, editor-gerente da Revista Navus e Analista de Pesquisa e Comunicação Científica no Senac SC.
A avaliação pode resultar no aceite por ambos os avaliadores, bem como na recusa. Se um aceitar e outro recusar, um terceiro faz a avaliação para desempate. Entretanto, o que é mais comum de acontecer é a solicitação de revisões, em que os autores precisam adequar o texto e um novo ciclo de avaliação é feito, para verificar se o artigo realmente melhorou.
Novo modelo de publicação
No último ano foram recebidos 219 artigos, porém somente 43 foram aprovados e publicados. Este número de submissões tem sido crescente ao longo dos 10 anos de existência do periódico. A Navus adotou em 2020 o modelo de publicação em fluxo contínuo, ou seja, após o aceite do artigo, o mesmo passa por revisão de idiomas e diagramação e logo é publicado. Isso diminui consideravelmente o tempo de espera do autor e acelera o fluxo editorial. Anteriormente, era seguido o modelo de publicação a cada dois meses (de 2011 a 2014) e quatro meses (2015 a 2019).
Veja a nova edição, clicando aqui!