Santa Catarina

Abre e fecha menu

Eleito em 9 de maio, o empresário Hélio Dagnoni assume a presidência do Sistema Fecomércio Sesc Senac para o exercício 2022-2026, ao lado de outros 41 membros: vice-presidente e vice-presidente financeiro e de gestão, 16 vice-presidentes regionais e setoriais,17 suplentes, 3 conselheiros fiscais e 3 suplentes. Nesta quarta-feira (10), a entidade completa 74 anos de atuação e começa a contagem regressiva para os 75 anos, que serão celebrados em 2023.

> Confira a nominata da nova diretoria

"A nova gestão estará focada em ações para alavancar a economia catarinense e as condições de trabalho, buscando avanços nas negociações coletivas- principal instrumento para harmonizar as relações patronais e laborais. Vamos trabalhar pelo desenvolvimento contínuo dos setores representados pelos 65 sindicatos filiados, com atuação descentralizada por meio dos nossos vice-presidentes. O Sistema Fecomércio SC também está investindo mais de 20 milhões no Sesc e Senac entre 2022 e 2023”, pontuou o novo presidente da Fecomércio SC, Helio Dagnoni, em seu discurso de posse.

Um das primeiras agendas da nova diretoria será a apresentação da Carta do Comércio aos candidatos entre agosto e início de setembro. O documento apontará os desafios e principais demandas dos empresários para os novos líderes dos poderes executivo e legislativo.

Perfil do presidente

A nova liderança da Federação atua no associativismo empresarial há pelo menos três décadas, esteve à frente Sindicato do Comércio Varejista de Balneário Camboriú (Sindilojas) por dez anos e presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú por quatro anos. No setor do turismo- um dos nortes da futura gestão- já foi secretário municipal de Balneário Camboriú em 2016 e vice-presidente da Fecomércio SC de 2018 a 2022, onde liderou projetos como o programa Turismo em Movimento e o Disruptur.

Os setores representados pela Fecomércio SC englobam mais de 553 mil empresas ativas, que geram cerca de 754 mil empregos,  contribuem com 56,2% do PIB catarinense e 48,5% do montante de ICMS estadual.

Senac SC

O Senac SC conta com 29 unidades educacionais, além do restaurante Blumengarten e o Departamento Regional, que empregam mais de 2 mil colaboradores, entre técnicos e professores.  Nos últimos cinco anos, o Senac preparou cerca de 400 mil pessoas para o mercado de trabalho.  Entre janeiro de 2021 e junho deste ano, foram ofertadas quase 25 mil bolsas no Programa Senac de Gratuidade (PSG) na modalidade presencial e 3.383 no EaD.

A instituição possui ainda duas unidades móveis, as carretas-escolas, que levam ensino profissionalizante à população e conta com dois observatórios, que fomentam os setores de gastronomia e turismo em SC.

Sesc SC

O Sesc Santa Catarina está presente em todas as regiões do Estado, com 33 unidades operacionais, nove quadras do projeto Sesc Comunidade (duas delas abertas em 2022 em Cocal do Sul e Palmitos), três meios de hospedagem (Hotel Sesc em Cacupé – Florianópolis, Hotel Sesc em Blumenau e Sesc Pousada Rural em Lages), além das redes de escolas, academias, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, entre outros espaços.

Em todo o Estado são 2.745 colaboradores engajados na missão de melhorar a qualidade de vida da população.  Neste ano,  o Sesc já contabiliza mais de 215 mil inscrições de clientes nas atividades oferecidas.  Por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), disponibiliza 5.108 bolsas, da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com informações da Fecomércio SC. 

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar