O Jovem Programador é uma iniciativa do Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina), em parceria o Senac SC, responsável pela área de ensino, com apoio do Seinflo (Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis), Communitech (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville), Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e Fecam (Federação Catarinense de Municípios).
O projeto tem como objetivo qualificar jovens para a área de programação de computadores, para atuarem nas empresas do Estado de Santa Catarina, de forma presencial ou na modalidade de teletrabalho. O primeiro módulo, que tem início em 21 de junho, será totalmente online terá como foco conceitos de lógica de programação e visa iniciar os alunos no mundo da programação de computadores. O jovem poderá cursar esse primeiro módulo pelo computador ou celular, somente tendo acesso à internet.
Os jovens que tiverem bons indicadores na primeira etapa estarão aptos a participar do módulo seguinte. Na segunda e terceira etapas, realizadas de forma semipresencial, os estudantes terão cursos de Programação de Sistemas e Programação Web. Ao todo, são mais de 440 horas-aulas para a formação de programadores.
Poderão se inscrever jovens que estejam cursando a partir do primeiro ano do no ensino médio - e que residam em uma das cidades beneficiadas pelo Jovem Programador (ou municípios vizinhos). Neste primeiro momento, o Jovem Programador atenderá as cidades de Blumenau, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul e Tubarão.
Lembrando que o Jovem Programador é gratuito para alunos de baixa renda, que poderão ser beneficiados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que tem como objetivo garantir o acesso á educação profissional para pessoas com renda familiar per capita de até 2 salários mínimos.
"O Jovem Programador vem dar e criar oportunidades de vida para inúmeros jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho nos próximos anos e que têm afinidade com tecnologia. Um programa de formação e capacitação sustentável, que disponibiliza aos jovens de baixa renda conhecimento e oportunidade de emprego, ajuda as empresas de tecnologia da informação a suprir as necessidades de força de trabalho de forma qualificada em todo o estado de Santa Catarina”, acredita Marcio Gonçalves, presidente do Seprosc.
Para Juliano Vieira, coordenador do projeto no Senac SC, este programa será fundamental para reduzirmos o gap da qualificação no ecossistema catarinense e alavancar o desenvolvimento tecnológico no Estado: "Além da qualificação profissional, o Jovem Programador também vai auxiliar estes jovens a conseguir uma colocação no mercado de trabalho, com uma proposta que dá ênfase ao teletrabalho ou home office, permitindo que os jovens capacitados pelo curso possam ser contratados por empresas em toda Santa Catarina”.
Serviço:
Inscrições abertas para o Jovem Programador
Data: até 14 de junho
Quem pode se inscrever: jovens de 16 a 25 anos, que estejam cursando ensino médio ou superior
Inscrições e informações no site: www.jovemprogramador.com.br
Sobre o Programa Senac Gratuidade: http://senac.sc/kbv9f9