Pesquisas sobre cobrança de taxa de desperdício, saberes e fazeres tradicionais e a qualidade da informação sobre gastronomia veiculada em diferentes mídias são alguns dos temas apresentados nesta edição, que aborda também, as competências individuais para empreender e a qualificação dos profissionais da área.
Lançada em 2018, a RBG nasceu em um contexto de incentivo à pesquisa na área de Gastronomia, como um espaço para divulgar e compartilhar conhecimento, fortalecendo a Gastronomia enquanto ciência. Para o professor Breno Cruz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), periódicos científicos na área de Gastronomia, como a RBG, colaboram para a construção de um corpo científico que abarque a questão da interdisciplinaridade.
Segundo o professor Breno, "a área de Gastronomia, embora seja interdisciplinar, ainda não é uma área na Capes. Por isso, construir conhecimento no campo da Gastronomia, considerando essa interdisciplinaridade, é essencial se queremos ser reconhecidos como área para outras áreas do conhecimento”. No artigo publicado na RBG, os professores Breno Cruz, Renato Monteiro e Laura Ide, analisam o uso do termo Gastronomia na plataforma digital Twitter, buscando compreender as associações ao termo, a geolocalização dos usuários e a influência destes.
Para a professora Silvana Müller, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), "a revista científica possui um papel fundamental no desenvolvimento e na prática dos profissionais da área por ser um veículo para a transmissão e de reprodução dos saberes e fazeres gastronômicos, tanto dentro das abordagens técnicas e tecnológicas quanto históricas e culturais. Observa-se cada vez mais o interesse dos profissionais em ler os artigos nas revistas científicas para construir e reconstruir novas práticas, apoiando-se em conhecimentos publicados e exercitando-as na área de alimentos e bebidas”.
A professora Silvana desenvolveu em sua tese de doutorado uma metodologia para identificação e registro de saberes e fazeres – Inventário de Referência Gastronômica Cultural, IRGC – que serviu de base para a pesquisa publicada na RBG sobre doces tradicionais do município de São José, Santa Catarina.
Periódicos científicos Senac SC
Com
periodicidade semestral, a RBG, mantém as submissões abertas para publicação em
fluxo contínuo para os próximos números da revista. Os ensaios – artigos
científicos e resenhas – precisam ser inéditos e ter o foco em
Gastronomia e Alimentação. A página da RBG traz em suas Diretrizes para Autores, as
orientações para quem desejar submeter seus trabalhos. Basta realizar um
cadastro e seguir os passos apresentados na plataforma.
Além da
Revista Brasileira de Gastronomia, com foco e escopo em Gastronomia e
Alimentação, História da Alimentação, Patrimônio Cultural Gastronômico e
Turismo, o Senac SC também edita a Navus – Revista de Gestão e Tecnologia, dedicada
às áreas de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo,
desde 2011.
Os
artigos publicados nesta edição da RBG estão disponíveis no link: Revista Brasileira de Gastronomia, V.2 N.2
Para mais
informações sobre a RBG, entre em contato com os editores pelo e-mail: EditorRBG@sc.senac.br