Santa Catarina

Abre e fecha menu
A gastronomia foi um dos destaques. Durante o período da maior festa alemã das Américas, foram consumidos nos restaurantes do Senac – Vila Senac, Flammkuchen Haus e Praça de Alimentação – 22.043 pratos de Spatlze, o macarrão típico, e a Flammkuchen, a pizza alemã, com 19.908 pratos. Em relação aos doces, foram 650kg de strudel. Em relação a 2019, foi um crescimento de 10,2% no número de pratos consumidos, totalizando mais de 73 mil itens de alimentação.

Em relação à matéria prima, os números impressionam: Como quase 5,6 toneladas de spatzle e 2,8 toneladas de joelho de porco (Eisbein). Foram 24,5 toneladas de alimento produzido no período da festa pelo Senac SC.

Aliar teoria à prática



Além do trabalho de consultoria e gastronômico, o papel do Senac na Oktoberfest se estende a toda comunidade acadêmica da instituição. Durante os dias de festa, alunos e professores dos cursos tecnólogos de Gastronomia e Processos Gerenciais da Faculdade Senac Blumenau realizaram visitas técnicas, com o objetivo de conhecer os bastidores e como fazer a maior festa alemã das américas.

O estudante da 4ª fase do curso de Gastronomia, Ricardo Amorim, ficou encantado com o modo de produção das cozinhas do Senac na festa. "Quero um dia tocar um restaurante com o mesmo processo que o Senac faz aqui na Oktoberfest: em 15, 30 segundos até chegar ao cliente”, almejou o estudante, que também sonha em ser chefe de cozinha em cruzeiros, além de abrir o próprio negócio.

O aluno Gabriel da Cunha, da segunda fase de Processos Gerenciais, ouviu atentamente o bate-papo com a organização da festa e tirou dúvidas. "Ver os bastidores desse evento tão grande dá muitos insights. Posso levar muita coisa daqui para fora e começar a aplicar”, comentou. "Gestão é necessária para qualquer segmento, ainda mais na área de gastronomia, que possui uma grande quantidade de processos” afirmou Mara Paz, coordenadora do curso de Processos Gerenciais.

Legado

A festa termina, o legado permanece. Para o diretor da Faculdade Senac Blumenau, Fábio Ricci, a Oktoberfest deixa várias heranças nas áreas de atuação do Senac SC. "O nosso trabalho desenvolvido foi de extrema importância. Para o setor de eventos, muito do que é usado na festa, serve de parâmetro para outras datas, como Natal, Páscoa, e outras festas alemãs da região. Além disso, os colaboradores que estiveram conosco nesta edição podem desenvolver suas habilidades para outras empresas. Nós formamos mão de obra qualificada, nós formamos estudantes e, claro, chefes de cozinha”, resume.

Números da Oktoberfest

Os números da 37ª edição da maior festa alemã das Américas foram surpreendentes. Mais de 630 mil pessoas passaram pela Oktoberfest Blumenau. O maior público dos últimos 10 anos também consumiu mais alimentos – foram mais de 560 mil itens, número 8,8% superior ao de 2019, parte disso em função do trabalho prévio do Senac SC com os fornecedores da festa.

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar