"As cidades são selecionadas por pessoas que fazem parte da quádrupla hélice: universidades, governos, empresas e sociedade”, diz a coordenadora do Prêmio MAKCi, Blanca Garcia, especialista em Administração e Gestão de Políticas de Desenvolvimento. Segundo ela, as estratégias do KBD (Conhecimento Baseado no Conhecimento) visam equilibrar crescimento econômico, equidade social e sustentabilidade ambiental em comunidades, cidades e regiões.
As discussões do primeiro dia giraram em torno do conceito de cidades baseadas no conhecimento e como a tecnologia e inovação podem contribuir para a resolução de problemas históricos dos municípios, como mobilidade, saneamento básico, poluição, desigualdade social, entre outros. Assuntos como distúrbios econômicos, democráticos e ambientais e a urgência para resolvê-los foi o foco da plenária sobre os Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento.
A segunda discussão foi sobre o intenso processo de urbanização
que ocorre em um momento de mudanças climáticas, onde a integridade da biosfera
corre risco.
A abertura do evento contou com manifestações do presidente do Sistema Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Alaor Tissot, da deputada federal e membro do Grupo de Estudos de Cidades Inteligentes da Câmara dos Deputados, Ângela Amin, o Secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Pires, o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina, Amândio João da Silva, o presidente do World Capital Institute (WCI), Francisco Javier Carrillo e a presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio) e coordenadora do KCWS, Jamile Sabatini Marques.
O evento reúne 41 palestrantes de oito países e cerca de 500 inscritos até quinta-feira (7). Nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6) estão previstas palestras sobre modelos econômicos alternativos, mercados de conhecimento, desenvolvimento de ecossistema de inovação, cidades inteligentes, inovação social, economias disruptivas e desenvolvimento urbano sustentável. No encerramento haverá o Tour da Inovação por alguns dos principais polos de tecnologia e inovação de Florianópolis.