Santa Catarina

Abre e fecha menu
Desde o início, os professores do Senac fazem parte do júri técnico, que tem como missão escolher o melhor prato típico. De acordo com a coordenadora do curso de gastronomia da Faculdade Senac Florianópolis, Michelle Hoffmann, o concurso é formado por cozinheiros amadores como uma forma de valorizar a regionalidade e a tradição do berbigão na cidade, mostrando como os nativos da Ilha consomem o molusco.

"Avaliamos três critérios: apresentação, paladar e a inovação e criatividade desse prato. Há ainda o júri formado pelos organizadores da festa e o júri popular, que vem fazer a torcida. Nosso intuito é valorizar essas pessoas que estão trazendo a regionalidade para o concurso, muitas vezes com receitas de família e isso é muito importante dentro da gastronomia”, pontua.  
 
A coordenadora fala ainda sobre a importância de incentivar os alunos quanto à regionalidade – e como a instituição aplica durante a formação. "O Senac é uma referência na gastronomia. E dentro da sala de aula, sempre instigamos os nossos alunos a valorizarem os insumos regionais. Pois queremos mostrar que a alta gastronomia não precisa ser feita com produtos importados e sim com o que se tem na própria cidade”.  

A jurada e professora do curso de gastronomia do Senac, Aline Lopes, diz que apesar de ter nascido em São Paulo, mora em Florianópolis desde criança. Além disso, sua avó é nativa, então sempre vinha para Florianópolis nas férias e comia berbigão. "Hoje sou jurada aqui e pude sentir um pouquinho daquele gosto que eu sentia com a minha avó, daquela cozinha raiz. Eu sei que tem bastante coisa nova, mas o berbigão tem a essência e o gostinho de Floripa e é isso que vi hoje aqui”.  

Os pratos vencedores

Três duplas venceram o festival e o primeiro colocado foi: Berbigão do Dacica, feito por Márcio Alves e Rafael das Neves. Para quem quiser fazer a iguaria em casa, seguem os ingredientes: 14 ovos, 1kg de berbigão, 4 cebolas, 10 dentes de alho, cebolinha verde, salsinha, manjericão, sal, cachaça, pimenta-do-reino moída e óleo. Para preparar, basta refogar a cebola picada e o alho, acrescentar o berbigão, colocar um copo martelinho de cachaça até evaporar. Feito isso, acrescente os ovos, coloque o sal e pimenta-do-reino moída, concluindo com a salsinha, cebolinha e o manjericão picados.

Já o segundo colocado foi o prato "Conglicione recheado de berbigão com farofa cítrica”, criado por Camila Borges e Emiliani Barbosa. O terceiro lugar foi para o "Risoto do Rei”, feito pelo casal Rosa Helena Gaio e Rodrigo Sember. Eles participam do festival há 10 anos e esta é a primeira vez que levam a premiação. "Na minha adolescência, eu ficava na Praia da Daniela e na época tinha muito berbigão lá. E tinha um senhor que comia sempre berbigão com sal. E ele nos disse que o risoto era o melhor prato para comer com o molusco e que poderia ser incrementado com o que quisesse. Por isso, a cada ano nós colocamos alguns ingredientes diferentes”, comenta Rosa. Para este ano, entre os ingredientes da receita está o queijo brie, alho-poró, pimenta e queijo parmesão.

Ao todo foram 12 pratos apresentados. Todos os competidores ganharam um kit exclusivo do Senac SC.

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar