A cultura gastronômica polonesa, a presença e diversidade de frutas nativas em bebidas manipuladas e até fake reviews online em restaurantes estão entre os artigos presentes no volume 3 da RBG. Para ter acesso ao periódico completo, basta acessar: http://rbg.sc.senac.br/
A RGB foi criada em 2018 para incentivar a pesquisa na área de Gastronomia, oferecendo um espaço importante para divulgar e compartilhar conhecimento. E, desta forma, fortalecendo a Gastronomia enquanto ciência. Além da língua portuguesa, recebe textos nos idiomas inglês e espanhol, nos formatos artigo científico e resenha.
Mudanças na RBG
A partir deste, a Revista Brasileira de Gastronomia traz mudanças significativas na publicação de artigos científicos. Atualmente, a RBG é lançada semestralmente, com duas edições por ano. Agora, o periódico contará com um volume por ano, mas com publicação contínua, ou seja, os artigos serão publicados à medida que são avaliados e aprovados pela curadoria.
Com isso, não há mais a necessidade de aguardar o fechamento de um novo número para a publicação dos artigos. Para a editora-gerente, Nathalia Bernardinetti, "o objetivo é dar mais agilidade ao processo de divulgação de artigos, resenhas e na disseminação das pesquisas e do conhecimento”.
"Este sistema, que internacionalmente vem sendo adotado cada vez mais, contribui significativamente para a aceleração da comunicação científica, de um campo que busca se consolidar como ciência, que é o caso da Gastronomia”, diz Jorge Moisés Kroll do Prado no editorial da publicação.
Periódicos científicos do Senac SC
Para submeter artigos e resenhas na RBG é preciso seguir algumas orientações, disponíveis no site da revista . Os textos precisam ser inéditos e ter o foco nas áreas de Gastronomia e Alimentação.
Além da Revista Brasileira da Gastronomia, o Senac SC também edita a Navus (Navus – Revista de Gestão e Tecnologia), com conteúdo científico nas áreas de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.