Santa Catarina

Abre e fecha menu
Mas, afinal, o que é o Uniedu e como ter direito à bolsa? O Senac SC elencou as principais dúvidas a seguir:

1) O que é?

O Uniedu é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), que agrega diferentes programas de bolsa fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual, para atendimento a estudantes da educação superior.

As bolsas do Uniedu têm como objetivo favorecer a inclusão de estudantes no ensino superior, os quais devem atender aos requisitos estabelecidos na regulamentação dos programas e estar matriculados em cursos de graduação nas instituições de ensino superior habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) e cadastradas na SED para participarem do Programa Uniedu – O Senac SC é uma delas.

2) Quem pode participar?

Estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior cadastrados no Programa Uniedu/SED, entre elas a Faculdade Senac, localizada em várias regiões do Estado.

3) Como eu me inscrevo?

Para concorrer às bolsas do Uniedu, você deverá estar matriculado em uma Instituição de Ensino Superior cadastrada. Na sequência, será necessário fazer o cadastro no Uniedu. Após, você deve seguir o cronograma do edital na instituição em que você está matriculado e aguardar o resultado com a lista dos alunos que receberam a bolsa.

4) Quando vou receber minha bolsa?

Ao término do processo de concessão a sua instituição insere, no Sistema Uniedu, a relação dos estudantes beneficiados e as informações referentes ao tipo de bolsa, valor da mensalidade, e prazo de concessão (data de início e fim da bolsa). Após esse procedimento da IES, automaticamente o sistema encaminha mensagem ao estudante informando sobre a homologação da bolsa. Da mesma forma, estudantes que não tiveram a bolsa homologada, também receberão mensagem com a descrição dos motivos pelos quais não foram contemplados.

5) Quem calcula o Índice de Carência (IC) e onde encontro o meu?

É por meio do Índice de Carência que é calculado o valor da bolsa. O IC é medido, automaticamente, pelo Sistema Uniedu de acordo com as informações e documentos que o estudante insere ao preencher o cadastro Uniedu. O seu IC ficará registrado na parte superior direita do seu cadastro, quando finalizado. A lista de concessão relaciona os candidatos por ordem crescente dos Índices de Carência, ou seja, inicia as concessões com o candidato que apresenta o menor IC, seguindo até esgotamento dos recursos financeiros para as bolsas. O IC é calculado de acordo com legislação Portaria N/1652 de 24/08/2020.

Ficou com alguma dúvida? Leia o edital completo e outras informações no site do Uniedu.

Vestibular 2022/1: últimos dias de inscrições

Últimos dias para se inscrever para o Vestibular Senac 2022/1. São mais de 2,6 mil vagas em 16 faculdades e unidades vinculadas no estado. São 14 cursos superiores nas áreas de gestão, bem-estar, gastronomia, moda, design, tecnologia da informação, logística e desenvolvimento de sistemas. Os candidatos poderão se inscrever gratuitamente pelo site http://vestibular.sc.senac.br. As aulas têm previsão de início em fevereiro de 2022.

Para participar do processo seletivo, os interessados que já concluíram o ensino médio ou equivalente têm a opção de realizar a prova de forma presencial ou remota. Aqueles que escolherem fazer a redação em uma das unidades do Senac SC deverão efetuar o agendamento prévio, para que todos os protocolos de saúde e segurança sejam seguidos. Há, ainda, a possibilidade de concorrer a uma vaga pela nota da redação do ENEM (a partir de 2016). Quem já possui ensino superior, pode matricular com o diploma da graduação, apresentando com os demais documentos necessários.

Com metodologia que alia teoria, prática e empreendedorismo, a graduação tecnológica do Senac SC tem curta duração - de dois a três anos. São cursos superiores de tecnologia ou tecnólogos que priorizam situações do dia a dia e estudos de caso reais, contribuindo para uma formação que vai ao encontro das exigências do mercado. A exceção fica com o curso de Administração, que segue a formação de nível superior como bacharelado em 4 anos.

Outras informações sobre a oferta de cursos em cada uma destas unidades no site http://vestibular.sc.senac.br.

Com informações da SED.

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar