"Tudo o que nós planejamos como metodologia foi alcançado, tendo em vista que a maior parte dos participantes nunca tinha desenvolvido um jogo antes. O trabalho desempenhado pelos mentores, tanto os convocados pelo SC Games como pelo Senac contribuiu de forma direta com este balanço positivo. Atingimos também o objetivo de trabalhar a economia criativa aliada ao desenvolvimento de jogos digitais”, analisa Luis Fernando Albalustro, coordenador do programa Senac Criativo.
Game jam: equipes vencedoras
Depois de um final de semana inteiro de pesquisas, conhecimento e torcida dos pais, os vencedores da SC Criativa Weekend foram conhecidos na tarde do último domingo (25). Todos os participantes das equipes ganhadoras da game jam levaram para casa um tablet.
Em Criciúma, a moda foi o principal mote para o desenvolvimento dos games: o jogo da equipe vencedora, com os pequenos Gabriela Gregório, João Carlos Pais, Miguel Cardoso, Nicholas Fabre e Paulo Bratti Machado, foi elaborado com base no reaproveitamento e reutilização de materiais nas criações de moda.
Na cidade de Chapecó, os vencedores da equipe Árvores no Controle - Heitor Franz, Leonardo Andrade, Bruno do Prado, Mateus Melo Tomé e Fabiano Sordi - usaram a criatividade para transformar preceitos da tecnologia em um jogo dinâmico.
Em Palhoça, o grupo Pokefilhos das crianças Arthur Leite, Gabriel Schmitz, João Henrique, João Pedro e Lucas Arnoni levaram o patrimônio histórico e cultural de Florianópolis para as telas do computador, mostrando no jogo a invasão espanhola à ilha de Anhatomirim em 1777.
Já em Blumenau, a equipe Awareness de João Murilo Kienen, Lucas Leite, Mariana Nowazick e Symon Sonntag levou para casa o prêmio máximo da game jam, com um jogo que aliou a gastronomia ao bom condicionamento e aproveitamento de alimentos.
Inovação como ponto de partida
Incentivar crianças e jovens a conhecer este mercado ligado à tecnologia e inovação foi um dos objetivos da SC Criativa Weekend. Para a coordenadora do Projeto Novos Talentos SC Games, Márcia Battistella, a game jam realmente surpreendeu pelo envolvimento dos participantes e qualidade jogos desenvolvidos. "A parceria com o Senac foi fundamental para darmos início às atividades em comemoração 10 anos do SC Games e essencial para realizar este evento em todo o Estado”, afirma.
Incentivar crianças e jovens a conhecer este mercado ligado à tecnologia e inovação foi um dos objetivos da SC Criativa Weekend. Para a coordenadora do Projeto Novos Talentos SC Games, Márcia Battistella, a game jam realmente surpreendeu pelo envolvimento dos participantes e qualidade jogos desenvolvidos. "A parceria com o Senac foi fundamental para darmos início às atividades em comemoração 10 anos do SC Games e essencial para realizar este evento em todo o Estado”, afirma.
Já Sandro Yuri Pinheiro, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDE acredita que o evento cumpriu o papel de estimular crianças e jovens a vislumbrar a tecnologia como uma área rica em oportunidade para um futuro promissor. "A palavra inovação para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável é nossa maior obra. O Governo do Estado está desenvolvendo uma rede de centros de inovação, um habitat de inovação para estimular isso. E o SC Games vem na formação destas crianças: mais de 1500 já passaram pelo projeto”, conta.
Segundo informações do Sebrae, atualmente Santa Catarina é o quarto estado brasileiro país com mais empresas no setor de games e jogos digitais, com uma diversidade de gêneros que vai do eSports a gamificação. Pesquisas divulgadas pela Newzoo, empresa especialista em análises no mercado de games, revelaram que o Brasil representa hoje o 13º maior mercado gamer no mundo, gerando uma receita anual de US$ 1,6 bilhão para o setor.
Segundo informações do Sebrae, atualmente Santa Catarina é o quarto estado brasileiro país com mais empresas no setor de games e jogos digitais, com uma diversidade de gêneros que vai do eSports a gamificação. Pesquisas divulgadas pela Newzoo, empresa especialista em análises no mercado de games, revelaram que o Brasil representa hoje o 13º maior mercado gamer no mundo, gerando uma receita anual de US$ 1,6 bilhão para o setor.