Diante deste cenário, a Rede de Bibliotecas do Senac SC decidiu lançar uma campanha contra Fake News dentro da Semana do Livro e da Biblioteca, que aconteceu entre os dias 21 a 25 de outubro nas bibliotecas da instituição em todo Estado.
"A temática é de extrema importância e foi trabalhada por meio de exposições, oficinas e palestras com nossos alunos e colaboradores em dois vieses: o primeiro para discutir o tema e tentar fazer com que as pessoas desconfiem de informações que pareçam absurdas, pois o senso crítico é uma das principais armas para combater a Fake News. O segundo viés é mostrar como e onde as pessoas podem buscar referências seguras e que nossas bibliotecas oferecem diversas fontes de informações confiáveis e de qualidade”, afirma Marcelo Cavaglieri, coordenador da Rede de Bibliotecas do Senac SC.
Confira como foi a Semana do Livro e da Biblioteca em algumas das unidades do Senac SC:
Confira como foi a Semana do Livro e da Biblioteca em algumas das unidades do Senac SC:
Blumenau
Na segunda, 21, o professor Carlos José Silva fez uma palestra com o tema "Cultura afro-brasileira: fatos e fakes sobre o negro no Brasil". A abordagem trouxe reflexões sobre a história do Brasil a partir da percepção do negro, enfatizando olhares, preconceitos e construções sociais. O encontro destacou a importância da leitura para conhecimento dos fatos verídicos e do respeito às diferenças.
Na terça-feira, 22, foi a vez da aluna Suelen Duarte discutir as dificuldades, superação e esforços dos surdos na palestra "Falando em libras: fatos e fakes da comunicação da pessoa surda". "Foi um momento para desmistificar o conceito equivocado de pessoa surda-muda, que não deve ser utilizado, uma vez que ampla maioria dos surdos não são mudos”, afirma Sandra Cristina da Silva, bibliotecária da Faculdade Senac Blumenau.
Palhoça
Na Faculdade Senac Palhoça Wender Firmino falou sobre "Fake News e suas implicações sociais”. Além disso, a instituição lançou um concurso de desenhos com o tema Fake News.
Caçador
Em Caçador, dinâmicas como Jogo das Fake News foram trabalhadas com alunos do Jovem Aprendiz, turmas dos cursos técnicos e pós-graduação. Também foi inaugurado o letreiro "Eu amo ler”.
Tubarão
Na Faculdade Senac Tubarão, as notícias falsas integraram a palestra "Fake News: o que são e qual seu impacto na sociedade”, com Pedro Gonçalves.
Criciúma
A temática dos conteúdos falsos permeou o debate na Faculdade Senac Criciúma, intitulado "Fake News... até que ponto interfere no meu dia a dia”.