Durante sua permanência na Costa Rica, técnicos do grupo gestor participaram de uma visita técnica ao Centro de Simulação em Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade da Costa Rica (CESISA-UCR). O grupo também fez parte de uma capacitação para implantação e operacionalização de Centro de Simulação Realística.
A Costa Rica é um dos poucos países das Américas (junto com EUA, Canadá, Cuba e Uruguai) que investe mais de 6% do Produto Interno Bruto em saúde. E o CECISA-UCR é referência na América Latina para a educação e formação de profissionais da saúde, especialmente em metodologia de Simulação Realística em Saúde.
O intercâmbio capacitou os participantes no desenvolvimento das etapas da Metodologia de Simulação Realística, bem como, sua aplicabilidade com tecnologias de média e alta fidelidade. Além disso, eles também puderam conhecer os quesitos para aquisição de equipamentos e materiais, gerenciamento de centros, passo a passo para acreditações internacionais, além da construção e participação em cenários clínicos e de atendimento pré-hospitalar.
"A oportunidade de conhecer e vivenciar outras experiências proporciona ao Senac SC e ao Eixo de Saúde agregar novas tecnologias educacionais no processo de formação, bem como, planejar e testar novas tecnologias duras na perspectiva na sustentabilidade”, afirma Daniella Farinella.
Além de conhecer as boas práticas e receber a qualificação no CECISA, a visita proporcionou o alinhamento para capacitação dos docentes que irão atuar no CIRS em Chapecó.
Sobre o CIRS
O local será um polo especializado na formação e capacitação continuada de bombeiros e profissionais de saúde. O projeto contará com um complexo de saúde, com estrutura similar a um hospital com 12 salas, permitindo que os alunos em formação vivenciem experiências mais próximas do cotidiano real de trabalho em saúde.
Nesse espaço, será possível o desenvolvimento dos elementos quem compõe uma competência profissional (conhecimentos, habilidades, valores e atitudes) durante todas as fases acadêmicas que compõem formação do profissional da área da saúde. Isso permitirá, ainda, a formação constante, ou seja, o Centro de Simulação será um ambiente para atualização dos profissionais de saúde que já está atuando nos serviços de saúde.
O CIRS terá áreas para simulação de ocorrências envolvendo veículos leves, pesados, composições férreas e aeronaves. Destaque para o túnel para atendimento em situações de baixa visibilidade, ponte com tanque alagado e demais áreas simulando rodovias e áreas urbanas, com cruzamentos, postes e outras estruturas. No complexo aquático do Centro de Inovação em Resgate e Saúde ocorrerão ações visando o desenvolvimento de atividades esportivas e educacionais, como o Projeto Golfinho, com foco na prevenção ao afogamento.
O centro foi concebido no modelo de cooperação e gestão compartilhada envolvendo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Prefeitura Municipal de Chapecó, Faculdade Senac Chapecó, Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS), Unochapecó, Udesc e UCEFF.