Santa Catarina

Abre e fecha menu
O Senac.TECH teve a presença do assessor de inovação do Senac Brasil, Anderson Pena e sua assessora executiva, Caroline Gonzaga. Segundo Pena, o Senac, em nível nacional, tem o objetivo de desenvolver um marco na educação profissional, por meio da inovação no segmento de comércio e bens, serviços e turismo até 2025.

"Santa Catarina desponta na frente principalmente com a tecnologia da informação e com os hubs que estão sendo desenvolvidos. Quem sai ganhando? Os nossos alunos colocando a mão na massa e terem a oportunidade de fazer inovação a partir de demandas do ambiente do trabalho. Ganha o próprio Senac, que se aproxima cada vez mais das empresas e das suas necessidades e ganha toda a sociedade, impulsionando a economia”, ressalta Pena.

O modelo recente de implementação de hubs em Santa Catarina vai ao encontro de um projeto nacional de inovação com 12 estados (departamentos regionais), entre eles, Santa Catarina. "A ideia é que o Senac crie um modelo de gestão da inovação, que se organiza em hubs de inovação, que se organiza em células de pesquisa e inovação e de instituições de ciência, tecnologia e inovação. Esse modelo catarinense casa muito com o que estamos planejando”, conclui Pena.

Ciclo de palestras

No primeiro dia, o foco das apresentações e palestras foi na transformação trazida pela Inteligência Artificial (IA) no ambiente corporativo. Os convidados Carlos Rischioto, da IBM, Jéssica Bartosewiz e Evandro Pires, da Senior Sistemas, discutiram como a IA está automatizando processos, otimizando operações e moldando o futuro dos negócios. Foram apresentados casos de sucesso, desafios de implementação e estratégias que empresas podem adotar para se beneficiar dessa tecnologia.

Na segunda noite, o Senac.TECH abordou cibersegurança e proteção de dados. Palestrantes exploraram as principais ameaças cibernéticas enfrentadas pelas empresas, além de oferecer soluções para a proteção de dados e conformidade com regulamentações. O debate incluiu ferramentas como criptografia, autenticação multifator e estratégias de resposta a incidentes. 

Encerrando o evento, no dia 17 de outubro, especialistas em infraestrutura e conectividade discutiram as vantagens da fibra óptica e do 5G. Foi explorado como essas tecnologias podem transformar a eficiência energética e a sustentabilidade das empresas, além de seu impacto em setores como saúde, transporte e cidades inteligentes. 

O Senac.TECH 2024 contou com o apoio de grandes empresas e organizações como CISCO, IBM, Furukawa, Oracle, Unifique e Senior.

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar