Santa Catarina

Abre e fecha menu
Jorge Koch, presidente da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), organizadora do evento, utilizou o simulador. "Passar por essa experiência sensorial como eu estou passando faz a gente entender o porquê o idoso é tão lento, tão demorado. E nós filhos e netos reclamamos deles, mas quem passa por essa experiência sente na pele e entende como é a dificuldade do idoso para se movimentar”, conta.


Jorge Kock usou o Kit Simulador de Envelhecimento do Senac. Divulgação: Senac SC.

A locutora e atriz, Ana Paula Possapp, 56 anos, também passou pela experiência. "Eu não tinha ideia da dificuldade física, porque eu sou muito ativa. Porém, por ser atriz, eu percebia nos idosos que eles eram caracterizados com essas dificuldades de andar, falar e escutar. Mas era apenas percepção e aqui, usando o kit, tive dificuldade até para beber água, eu não sentia onde estava a minha boca”, relata.


Ana Paula sendo auxiliada pela equipe do Senac. Divulgação: Senac SC.

O kit conta com equipamentos que restringem o movimento do corpo e a posição correta, além de óculos que imita os efeitos da catarata e perda da visão periférica. O objetivo é fazer com que as pessoas entendam as limitações dos idosos e busquem ter mais paciência e empatia. 

Práticas Integrativas

Ainda durante o evento, que ocorreu esta semana, o Senac contou com espaço para realização de Práticas Integrativas e Complementares (PICS). O atendimento, realizado por professores e alunos da instituição, foi aberto ao público do evento e os visitantes contaram com as seguintes práticas:  
 
•    Quick Massage: Com base no Shiatsu, a técnica de massagem é indicada para o relaxamento e alívio da tensão, produzindo no corpo um estado generalizado de relaxamento.
•    Reflexologia: É uma técnica de conhecimento milenar de intervenção para o cuidado da saúde. Sendo indicada para a prevenção e tratamentos de enfermidades e distúrbios crônicos e agudos.
•    Auriculoterapia: Os pontos auriculares refletem a atividade funcional de todo o organismo. Assim, a auriculoterapia trata dores no corpo, traz benefícios para a mente e auxilia contra a insônia, angústia e depressão.

Segurança do Paciente e acessibilidade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada dez pacientes sofre alguma complicação durante a internação hospitalar. Destes casos, 50% são evitáveis.  Assim, mostrando a importância do tema, durante o evento, a doutora em enfermagem e professora da área de saúde do Senac SC, Bárbara Letícia Dudel Mayer, ministrou a palestra "Segurança do Paciente”.



 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar