Nesta edição o COY ofertou três premiações distintas: duas delas das empresas Delta Air Lines e FedEx- patrocinadoras oficiais do evento, além de uma premiação da própria COY provinda da Junior Achievement.
Os alunos trabalharam na criação, produção e comercialização do jogo de tabuleiro Comulibrar que foi desenvolvido a partir do projeto Miniempresa, da Junior Achievement, que proporciona a estudantes do ensino médio a experiência prática em negócios a partir da organização e operação de uma empresa. O objetivo do Comulibrar é promover o aprendizado de Libras e garantir a comunicação de pessoas com deficiência auditiva por meio de sinais.
A equipe que desenvolveu o Comulibrar, desembarcou no Aeroporto Benito Juárez, na cidade do México, no último dia 1 de dezembro. "Comunicar-se com pessoas de outros países, conhecer novas culturas, apresentar o projeto para jurados e pessoas importantes e poder ver o olhar de encanto que os mesmos tinham ao ver o intuito do nosso produto, foi uma das coisas mais gratificantes”, confessa Kamila Borge da Silva, uma das alunas da equipe. O Comulibrar rendeu a equipe o prêmio FedEx, que reconhece a Miniempresa como destaque nas questões de acessibilidade e conectividade com o mundo.
"Trazer para o Brasil a premiação FedEx - Miniempresa empreendedora, foi uma grande conquista e um enorme orgulho para todos que confiaram, acreditaram em nosso produto, e nos apoiaram nesta etapa internacional” destaca o aluno Leonardo Reif, também integrante da equipe. Já o aluno Lucas Felipe Rodrigues desabafa: "Hoje, posso dizer que o que fica é a sensação de trabalho cumprido”. Na ocasião os alunos realizaram diversas apresentações e participaram de uma feira local – realizada numa praça da cidade do México, além de venderem o Comulibrar para a comunidade local.
Para Káthia Cilene Reichel Koffke - coordenadora do Programa de Aprendizagem da Unidade do Senac em Blumenau, "o Programa de Aprendizagem oferecido pelo Senac nos traz várias maneiras diferentes de trabalharmos com os Jovens. O Projeto Miniempresa - em parceria com a Junior Achievement, possui a função de "descobrir" empreendedores”, coloca Káthia. "Além das várias etapas que eles devem instituir com relação ao mundo do trabalho, eles evoluem enquanto seres humanos o que é bastante gratificante” finaliza a coordenadora. Todo trabalho foi realizado com um grupo de voluntários formado por professores do Senac e funcionários da empresa Viacredi.