Entre os assuntos abordados estiveram os desafios do varejo, já que o consumidor mudou e as exigências aumentaram, bem como a complexidade do marketing, já que o cliente está cada vez mais conectado por meio dos smartphones. Com base nisso os professores fizeram um comparativo entre as ações aplicadas no comércio europeu, o que havia sido visto nas visitas técnicas as empresas americanas e o que se faz no varejo brasileiro. Tudo com o objetivo de aprimorar as estratégias que potencializam os negócios catarinenses.
Retail’s Big Show
Dando continuidade à intensa programação, a comitiva participou da 106º edição da maior feira de varejo do mundo, a Retail’s Big Show. O ciclo de palestras proporcionou aos empresários momentos de muito aprendizado, com foco em gestão de pessoas, rede de dados e experiência do consumidor, por meio de cases de grandes gestores americanos.
O painel conduzido pelo presidente da Rede Walmart, Greg Foran, abordou tema força de trabalho do futuro com foco na maneira de atrair e reter talentos. O presidente reforçou que a proximidade com os colaboradores e a disseminação da cultura da empresa são os grandes diferenciais para manter os funcionários engajados com o negócios.
No segundo dia de NRF, o destaque foi a palestra do fundador do Virgin Gourp, Richard Brason que falou sobre como construir e sustentar sua marca neste cenário de turbulência. Seu grupo é um dos principais da área de investimentos internacionais e um dos mais reconhecidos e respeitados do mundo.
Além de participar deste bate papo, a comitiva teve a oportunidade de assistir ao CEO da Intel, Brian Krzanich, falando sobre a experiência de liderar mais de 50 mil colaboradores e como oferecer experiências personalizadas aos consumidores utilizando a tecnologia de coleta de dados. O presidente apresentou os avanços da empresa nas áreas de realidade virtual, robôs voltados ao auxílio do varejista e demais equipamentos que agilizam o trabalho desde o estoque até a exposição do produto na loja.
Durante uma visitação a feira tecnológica, os participantes puderam conhecer os espaços da Zebra, com diferentes equipamentos que auxiliam na localização de produtos e pessoas na loja e diversas outras ferramentas que agilizam o processo de compra e controle de estoque. A feira conta com outros expositores de destaque, como IBM, Intel e Google, que demonstram aos participantes toda sua tecnologia de ponta e como eles podem oferecer soluções aos nossos empresários.
Grupo do Atacado
Conhecer uma das redes de distribuição mais avançadas do mundo foi a programação do grupo de empresários que integram a comitiva da Missão NY 2017, com foco em atacado, no dia 17 de janeiro. Eles foram até a Pensilvânia, a mais de 100km de distância de Nova Iorque, para visitar o Walmart E-commerce Distribution Center, o novo centro de distribuição da rede Walmart. Este grandioso sistema opera em um espaço de mais de 400 mil metros quadrados e atende à demanda de compras online.
Os empresários que fazem parte do grupo com foco em varejo permaneceu em Nova Iorque para participar do último dia da Retail’s Big Show, que conta com a apresentação dos CEOs da Macy’s e GAP.