A mobilização envolveu as escolas da rede estadual e do Sistema S. Neste ano de 2017 a ação trouxe como tema principal, "O diálogo entre pais e filhos”, em especial, jovens dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A ideia é incentivar as famílias a melhorar a qualidade do diálogo em casa de tal forma que favoreça o compartilhamento de ideias, expectativas, sonhos e desafios.
"Educação não é só nos bancos escolares. Ela começa na família como alicerce do desenvolvimento da cidadania” afirma Rudney Raulino – Diretor Regional do Senac em Santa Catarina.
As Unidades do Senac participantes do evento foram dos municípios de Palhoça, Mafra, Saúde e Beleza, Florianópolis, Concórdia, Porto União, Caçador, Joinville, Criciúma, Canoinhas, Joaçaba, Brusque, Xanxerê, Rio do Sul, Jaraguá do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão e Videira. Cada unidade ofertou ações de acordo com suas áreas de atuação.
Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, "além do impacto positivo no aprendizado e no desempenho, o engajamento familiar fortalece o vínculo entre aluno e o ambiente escolar e ajuda a compartilhar os valores e a educação oferecidos nas escolas”, destaca Breithaupt.
A programação contou com palestras, ações e serviços de saúde e beleza, gincanas, contação de histórias, dicas de moda e de comportamento profissional, oficinas educativas e de planejamento financeiro, apresentação de trabalhos realizados pelos alunos e discussão de temas como bullying e cyberbullying. Além disso, um tour guiado pela estrutura física das unidades do Senac e divulgação de cursos.
"A Educação é uma ação humana para com o semelhante, não pode ser terceirizada e sim compartilhada com todos. O Ser humano só cresce se todos estiverem unidos para o desenvolvimento integral dos alunos”, declara Ivan Luiz Ecco, Diretor de Educação Profissional do Senac em Santa Catarina. "Tanto os pais como a escola precisam estar juntos nessa tarefa para que possamos ser significativos e crescermos de forma conjunta”, finaliza Ecco.
"Mais uma vez, foi uma oportunidade para estreitar os laços de afeto entre pais, filhos e professores. É um momento para chamar a atenção sobre a importância da presença dos pais na educação dos filhos, porque todo o dia é dia da família na escola”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte.
Um dos estímulos à realização do Dia da Família na Escola é a pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo a qual os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção.
O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012. Obteve a adesão das federações patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Agricultura (FAESC) e Transportes (Fetrancesc), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SC). Também participam os serviços sociais e de aprendizagem da indústria (SESI e SENAI), do comércio (Sesc e Senac), dos transportes (SEST e SENAT) e da agricultura (SENAR).
Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.