Outro momento de interação aconteceu durante almoço de negócios, realizado no Ristorante Don Giovanni, e que contou com a presença do fundador da cervejaria Devassa e co-fundador da Startup Graava, Marcelo do Rio. A Graava é uma câmera com software de inteligência artificial capaz de selecionar os melhores momentos de um vídeo e fazer uma edição por meio de sensores embutidos na própria câmera, com sensor de imagem, microfone, acelerômetro e GPS. Com o equipamento também é possível obter informações do monitor cardíaco conectado nos relógios inteligentes como Apple e Android. Marcelo do Rio vendeu a cervejaria Devassa para o grupo Schin e foi para o Vale do Silício atuar como investidor anjo e empreendedor na área de tecnologia.
O grande destaque do primeiro dia de atividades foi a ida a Stanford University. Além da visita ao centro histórico da Universidade, a comitiva participou de uma sessão com pesquisadores brasileiros, participantes do Ciência Sem Fronteiras e coordenados por Tatiana Hochgreb-Hagele, que fizeram uma rápida exposição sobre os projetos em desenvolvimento.
Stanford é considerada a melhor universidade dos EUA e para o diretor regional do Senac em Santa Catarina, Rudney Raulino, a recepção que a comitiva teve confirmou o quanto eles investem em pesquisa e inovação. "Qualquer ação em pesquisa e sua forma de aplicação nos inspira, pois implica nos propósitos que buscamos por meio do nosso modelo de gestão de excelência, com melhorias contínuas. A educação muda a realidade do indivíduo e do meio no qual ele está inserido. Desenvolve econômica e socialmente as regiões e o resultado é um status de vida melhor para este indivíduo e para a cadeia produtiva ao seu redor”, analisa.
Após o encontro com os doutorandos, foi realizada uma visita ao Tranformative Learning Technologies Lab, liderado pelo Prof. Paulo Blinkstein e que é focado na pesquisa de como novas tecnologias transformam o aprendizado de áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
As empresas
•SiliconHouse
Fundada em 2012, a SiliconHouse está enraizada na cultura e atmosfera do Vale do Silicio. Através da casa, localizada a poucos minutos de empresas mundialmente famosas, hospedam empresários, executivos, investidores, professores, estudantes ou apenas os entusiastas de inovação, que buscam a casa com o objetivo de experimentar, aprender e tomar de volta os valores e as oportunidades dentro e fora do Vale.
•Stanford University
Universidade tradicional, fundada em 1891, pelo ex-governador e senador da Califórnia Leland Stanford e por sua esposa, Jane Lathrop Stanford, que recebeu esse nome em homenagem ao filho do casal, que havia morrido anos antes. Formou muitos empreendedores bem-sucedidos, como Larry Page (Google) e David Packard (HP), e é considerada uma das cinco universidades americanas de maior prestígio do mundo. Stanford se destaca por atrair as mentes mais criativas e por impulsionar a criação de dezenas de startups (novas empresas) de tecnologia a cada ano. A universidade, aliás, é uma das mães da internet. Na década de 1970, era uma das quatro instituições americanas ligadas ao sistema ARPANET, considerado o percursor da internet. Não é só com inovação e tecnologia que ela se importa, mas também com esportes de alto rendimento, se tornando mundialmente conhecida pelo apoio à diversas modalidades.
Galeria de Imagens