Como parte da programação da Missão Técnica New York, que ocorre de 10 a 20 de janeiro, são realizadas visitas técnicas a empresas que são referência mundial em varejo e atacado. Para a edição de 2017, as empresas que acabaram de ser confirmadas são:
Anthropologie
Uma loja de moda e decoração, com ar francês em seu nome, evocando a disciplina da área de ciências humanas, que se dedica ao "estudo da humanidade”. O objetivo da marca é construir um forte relacionamento emocional com o cliente. Para fazer isso constrói um ambiente que tenha apelo emocional e ofereça produtos no estilo certo em períodos certos. A empresa apresenta como missão, oferecer uma experiência de compra atraente e única, maximizando criativamente cada centímetro das lojas físicas para impressionar os clientes.
Lowe''s
Loja de produtos para casa onde vendem de tudo, desde geladeiras a itens jardinagem. Possuem foco na personalização do atendimento e uso da tecnologia para se aproximar dos clientes, principalmente os millennials. Destaque para a personalização, painéis digitais interativos e inovação.
Eataly Italian Food Market
A ideia por trás do Eataly é muito simples: reunir todos os alimentos italianos de qualidade sob o mesmo teto. Um lugar onde você pode comer, comprar e aprender. É um mercado super descolado de produtos italianos e regionais de NY, que além de comercializar produtos, possui ainda ambientes de restaurantes, cafeterias, sorveterias e venda de livros. Foi considerado em 2015 o varejista inovador dos EUA.
Dylan''s Candy Bar
Uma loja que consta na lista dos 10 lugares para se visitar em New York e recebe mais de 2 milhões de visitantes/ano. Na Dylan’s, uma loja que se define como "varejo-entretenimento”, o cliente vive uma experiência sensorial, olfativa, visual, degustativa e cinestésica com cores vibrantes, formas, texturas e embalagens criativas. Além de poder personalizar seus doces quanto a ingredientes, cores e design, o visitante escolhe os sabores, as cores, ajuda a fazer o doce e escolhe a mensagem que quer imprimir sobre ele. O diferencial da loja é que o cliente leva um doce que ele próprio ajudou a criar.
Magnolia Bakery
A Magnolia Bakery é uma cadeia de confeitarias fundada em Nova Iorque. Sua popularidade fez com que de forma espontânea sua marca fosse exposta em filmes como "O diabo veste Prada” e "Sex and the City”. O conceito do negócio é poder ter produtos sempre frescos, relembrando experiências da infância de muitos de seus consumidores, sem esquecer é claro, da qualidade de sua apresentação, aroma de suas lojas e sabor de seus produtos. A produção dos doces é realizada diariamente no próprio local da loja, à vista dos clientes.
Macy''s
Loja de departamentos de grandes marcas, na Macy´s, que é um ícone do varejo americano, será realizada visita especificamente ao andar que foi reformado recentemente e possui foco na Geração Millennials. Eles possuem impressoras 3D da Lewi`s que promovem personalização dos produtos e acessórios, ambientes para selfies, provadores diferenciados e forte comunicação visual.
Ace Natural
Atacadista e Distribuidor de produtos orgânicos e naturais. Esta empresa tem como conceito de gestão uma estratégia que leva muito à serio os pilares da sustentabilidade. Seus produtos e fornecedores são selecionados com base em uma criteriosa lista de requisitos que pensam na sustentabilidade financeira sem esquecer de desenvolver estratégias para promover a responsabilidade social e ambiental. Modelo enxuto, mas com grande peso em seu conceito e gestão.
Putul Distribution
Importador, Atacadista e Distribuidor de Alimentos Congelados (peixes e frutos do mar). Empresa que atua em um mercado muito exigente e que preza pela qualidade do produto. Por trabalhar com produtos de alta perecibilidade o foco será ver como funcionam seus processos internos e prática de gestão.
Jetro Cash & Carry
Atacado de Alimentos e Bebidas que trabalha com um mix de produtos variados distribuídos em lojas próprias. Por ter um porte maior que as demais, a intenção é verificar seus processos, gestão e tecnologias.
Costco
Atacadista no sistema de cooperativa com o objetivo de oferecer a seus membros, mercadorias de qualidade, serviços exclusivos com departamentos especializados e o melhor preço possível. A Costco objetiva vender produtos a preços baixos em volumes muito altos. Além disso, a Costco não trabalha com múltiplas marcas ou variedades onde o item é essencialmente o mesmo, exceto quando há uma marca própria para vender, geralmente com o rótulo da Kirkland Signature. Isso resulta em um volume alto de vendas de um fornecedor, permitindo mais redução de preço e reduzindo custos de comercialização.
Target
A Target Corporation, com suas lojas enormes, atrativas e com ambientes limpos, facilita a compra por parte do consumidor. É considerada uma loja revolucionária por ter tudo o que uma loja de departamentos varejista possuí com os baixos preços e promoções de uma loja atacadista. As lojas estão localizadas em locais estratégicos em médias e grandes cidades americanas.
Walmart
A empresa que hoje ocupa o primeiro lugar na lista dos Top Global Retailers, de acordo com levantamento feito pela Planet Retail, teve sua origem em 1945 e o que a distingue desde a sua origem é a política de priorizar a promoção e venda de produtos americanos, a localização de lojas em cidades pequenas, a ênfase na logística (lojas em locais de acesso rápido aos centros de distribuição regionais), a distribuição feita por sua própria transportadora, compra e venda em grande escala para venda com preços reduzidos e uma entrega eficiente de produtos.
Também faz parte do planejamento da viagem um workshop internacional exclusivo com os professores Dr. Marc Knoppe e Dr. Thomas Vogler, da Universidade de Ingolstadt, da Alemanha. Os professores abordarão fatores de sucesso do varejo alemão, proporcionando um benchmarking para os empresários brasileiros.
Durante a Missão Técnica New York, os integrantes da comitiva também participam da Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo. Em 2017, será realizada a 106ª edição do congresso, com palestras de grandes líderes mundiais e cases de sucesso, apresentando as principais tendências do mercado varejista. O evento, promovido pela National Retail Federation, também inclui uma feira de tecnologia, onde as marcas expõem ferramentas e inovações direcionadas para o comércio. A comitiva viaja junto a uma equipe formada por consultores, intérpretes e agência de viagens, que prestam apoio completo em questões técnicas, de tradução e turismo. Além das atividades direcionadas para o aprendizado, a agenda da Missão Técnica New York também inclui momentos de networking e confraternização.