Santa Catarina

Abre e fecha menu
Durante três dias, empresários catarinenses de Rio do Sul, Florianópolis, Lages e Concórdia conheceram empresas que integram o ecossistema de tecnologia e inovação da maior cidade do Brasil. A viagem foi promovida pelo Senac/SC, em parceria com o Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), com o objetivo de auxiliar novos negócios locais e soluções criativas.

Confira como foi o último dia de visitas:

3º dia

Cubo - Centro de Inovação do Itaú: criado para fomentar inovação e trazer a cultura e o ecossistema semelhante ao do Vale do Silício para o Brasil, o Cubo é um espaço para conexões e geração de negócios, onde se compartilha parcerias, recursos, negócios e conhecimento. Atualmente, o centro de inovação abriga cinco startups, mas a previsão é aumentar consideravelmente este número. "A iniciativa está fluindo tão bem que logo irão migrar para um novo espaço, contemplando mais de 200 startups”, explicou Gabriel de Borba, do Senac em Rio do Sul.  

Linte: o grupo almoçou com Gabriel Senra, CEO da Linte, que ao retornar de um período em São Francisco, Califórnia (EUA), trocou sua carreira em uma multinacional para fundar a empresa. A Linte é uma plataforma estratégica para o aumento da produtividade dos advogados, auxiliando no gerenciamento de processos e contratos. A empresa está instalada dentro do Cubo e foi criada a partir da percepção de Senra sobre quão burocrático é o dia a dia do advogado e das empresas em geral. "O objetivo dele é ser um agente que auxilie todo profissional em demandas relacionadas ao mundo jurídico, automatizando o dia a dia com o uso de tecnologias”, explicou Gabriel de Borba, do Senac de Rio do Sul. 

Monashees: a comitiva foi recepcionada por Manuela Perez, da área de comunidade, e Caio Vinicius Mayoli Bolognesi, da área da saúde. A Monashees é um fundo brasileiro de venture capital criado em 2005, um dos mais ativos do país. Até agora, investiram em 67 empresas, como 99, ContAzul, Neoway, eduk, entre outras, somando R$1,2 bilhões já capitados. 

Para finalizar o último dia de visitas, o grupo jantou com Maria Augusta Orofino, uma das pioneiras no desenvolvimento de Modelos de Negócio, Inovação e Design Thinking no Brasil. Maria Augusta falou sobre inovação e a necessidade de definir "quem é a nossa turma”, para que se crie algo que o cliente sinta a necessidade de ter. "Inovação é qualquer coisa em qualquer negócio que gere valor para o cliente com a sua tecnologia”, explicou. Consultora de Business Innovation e professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Maria Augusta atende empresas como Grupo Abril, Gol Linhas Aéreas, TIM, Porto Seguro, Monsanto, entre outras. 

Para Gabriel de Borba, do Senac em Rio do Sul, a viagem foi uma oportunidade de conhecer a dinâmica de cada empresa visitada, como interagem com o ecossistema em torno delas, a maneira que prospectam e mantem seus clientes e a forma como buscam por novos mercados e investidores, quando necessário ou desejado. "Também tivemos a feliz surpresa em perceber que muitos dos temas e da metodologia aplicados pelos empresários presentes na viagem são semelhantes às utilizadas em grandes centros e por grandes empresas”, explicou. 
Outro ponto que chamou a atenção do grupo foi a colaboração e as parcerias entre empresas em busca do sucesso conjunto. "Voltamos ainda mais inspirados em interagir uns com os outros, fazer os ajustes necessários e melhorar ainda mais o relacionamento com os colaboradores, além de estimular que o mesmo seja feito deles para com os clientes”, reforçou Gabriel de Borba. A viagem também foi uma oportunidade de fomentar o networking com pessoas referência no segmento.  

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar