Santa Catarina

Abre e fecha menu
O acesso dos surdos à comunicação depende não apenas deles próprios, mas principalmente do conhecimento amplo de Libras pela sociedade. A partir desse entendimento, alunos do Programa Jovem Aprendiz da Faculdade Senac em Blumenau desenvolveram o jogo de tabuleiro Comulibrar, que tem o objetivo de promover a aprendizagem de Libras a partir do entretenimento. "A ideia, com o jogo, é promover a inserção das pessoas no mundo dos surdos, e não fazê-los se adaptar ao nosso mundo”, destaca Káthia Cilene Koffke, coordenadora do Programa Jovem Aprendiz na Faculdade Senac em Blumenau.

O jogo Comulibrar foi desenvolvido a partir do projeto Miniempresa, da Junior Achievement, que proporciona a estudantes do ensino médio a experiência prática em negócios a partir da organização e operação de uma empresa. Para participar do projeto – que tradicionalmente faz parte do calendário anual do Programa Jovem Aprendiz – os alunos criaram a miniempresa Conexão Libras e estão participando de todo o processo de desenvolvimento, produção e venda do produto. O trabalho é orientado por voluntários da Faculdade Senac em Blumenau, incluindo técnicos e professores, e da cooperativa de crédito VIACREDI.

Pelas regras do projeto, a miniempresa deve ter uma estrutura tradicional, composta por presidente e quatro diretores, nas áreas de recursos humanos, produção, marketing e financeiro. Além disso, os recursos necessários para compra de matéria-prima são arrecadados por meio da venda de ações – quantias disponibilizadas, geralmente, por pessoas próximas aos alunos e que são devolvidas conforme os resultados da empresa. Para a produção, os alunos devem colocar a mão na massa, e podem terceirizar apenas 30% do processo. No caso do Comulibrar, a empresa Tecnolaser realiza impressão e colagem do produto.

O jogo de tabuleiro é feito com madeira de reflorestamento, cumprindo um dos requisitos do projeto. A miniempresa precisa desenvolver um produto que atenda ao tripé de sustentabilidade, inovação e rentabilidade. Após todos os 15 encontros pelos quais é composto o projeto da Junior Achievement, a equipe tem um momento oficial para apresentação e venda do produto, junto às demais miniempresas da cidade. Em Blumenau, ocorrerá no dia 25 de junho, no shopping Neumarkt. Também é possível participar de uma premiação realizada pela organização em nível regional, nacional e internacional. Em 2015, a Neurogames, da Faculdade Senac em Blumenau, foi reconhecida pela Junior Achievement como a 3ª Melhor Miniempresa das Américas.

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar