A provas consistem na apresentação de técnicas de bar e de serviços de jantar casual, banquete e jantar fino. Entre as habilidades requeridas, as atividades priorizam: apresentação pessoal; gestão e organização do trabalho; comunicação e atendimento ao cliente; familiarização e identificação de bebidas alcoólicas e não alcoólicas; serviços realizados no guéridon; preparação de coquetéis, entre outros.
Hoje, primeiro dia de prova, os competidores executaram tarefas de identificação de bebidas, dobradura de guardanapos e a composição da mesa, famoso mise em place. Ainda hoje os alunos serão testados em suas habilidades de atender e servir clientes nos módulos de jantar fino e jantar casual.
Os alunos vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Os competidores que obtiverem o 1º e o 2º lugares participarão de uma etapa seletiva, no início de 2017, com alunos dos Institutos Federais para definição de quem entrará no processo de preparação para representar o Brasil na próxima WorldSkills, competição internacional que conta com a participação de mais de 60 países, a ser realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 14 a 19 de outubro de 2017.