Santa Catarina

Abre e fecha menu
Nos dois primeiros dias de prova, os representantes dos estados do Distrito Federal, Paraná, Bahia, Maranhão e Amazonas competem pela manhã e os competidores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, durante a tarde. Nos dois últimos dias, eles trocam de turno. A divisão dos grupos e escolha das bancadas em que vão trabalhar foram feitas por meio de sorteio.

Hoje, terça-feira, os competidores tem quatro horas para realizar o preparo da entrada, prato principal e da sobremesa, Além disso, devem realizar a limpeza e organização da bancada de trabalho. Os pratos serão avaliados por um júri cego, que fica concentrado sem contato algum com o público externo. Eles levam em consideração a apresentação, estética, sabor, dentre uma série de outros critérios.

O primeiro dia de prova foi dedicado ao mise in place, que é a etapa inicial de preparo de qualquer prato. Nessa fase são separados todos os utensílios e ingredientes necessários para execução do mesmo. Os ingredientes devem ser medidos e, se necessário, descascados ou cortados.

Para Ana Loureiro, expert da ocupação de cozinha, além de avaliar o sabor e a textura de um prato, leva-se em conta também a criatividade que o aluno imprime no preparo. "Além disso, há tudo que antecede o prato propriamente dito, toda a parte de pré-preparo. No primeiro dia de prova, avaliamos a higiene, se o uniforme está correto, a organização da geladeira, da bancada, o fluxo de trabalho do competidor dentro do ambiente de trabalho, as técnicas aplicadas”, completa. Para ela, os critérios de avaliação são inúmeros. "Diria que cada aluno, ao final da competição, foi avaliado em mais de 180 critérios que se repetem as vezes. É um conjunto de aspectos que são observados para podermos chegar em um competidor de qualidade”, explica.

As provas seguem até quinta-feira, durante todo dia. Na sexta-feira pela manhã, serão anunciados os vencedores. Os competidores que alcançarem o 1º e 2º lugares participarão de uma seletiva, no início de 2017, com alunos dos Institutos Federais para definição de quem representará o Brasil na próxima WorldSkills. Essa é uma competição internacional que conta com a participação de mais de 60 países e será realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em outubro de 2017.

Cerimônia de abertura

A cerimônia oficial de abertura da ocupação de Cozinha ocorreu na noite do dia 4 de dezembro, na Faculdade Senac em Blumenau. O evento contou com a participação dos competidores, avaliadores, expert e colaboradores do Senac. Entre as autoridades, o presidente do Sistema Fecomércio, Bruno Breithaupt; o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino; o diretor de educação profissional do Senac SC, Ivan Luiz Ecco; a gerente de educação corporativa do Senac Nacional, Lucia Prado; representantes do poder público e empresários da cidade.

Lucia Prado, gerente de educação corporativa do Senac Nacional, abriu oficialmente a etapa e ressaltou que todos são vencedores uma vez que se destacaram nas seletivas regionais realizadas em seus estados. "Por isso vocês são o orgulho do Senac”, completou.

O presidente do Sistema Fecomércio, Bruno Breithaupt ressaltou que é importante ter ética na profissão e na vida. Segundo ele, talvez com isso em um curto ou médio espaço de tempo consigamos mudar o Brasil.

Para o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino, as competições servem como aprendizado para o Senac como todo. "Acredito que isso tem de ser um instrumento para nos avaliar e dar aos alunos aquilo que o Senac compromete, que é a educação profissional com excelência”, completa.

Primeiro dia de prova: http://senac.sc/NxqRf3
Cerimônia de abertura: http://senac.sc/BIXkKm

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar