"Sem esta parceria, da qual nasceu essa maravilha de livro, o Berbigão do Boca ficaria esquecido justo no ano em que completaria 25 anos alegrando o carnaval na Ilha” frisa Paulo Bastos Abraham, o Boca – Presidente do BeBo.
A obra é uma coletânea das melhores receitas criadas pelos "Berbigãozeiros” que concorreram no certame gastronômico ao longo dos seus 12 anos, ilustrada com belas imagens, unindo história local, cultura e gastronomia numa leitura inspiradora, que embrenha o leitor à mesa manézinha com o ingrediente que Florianópolis possui de mais original, o berbigão. Muitas das receitas levam o nome de seus criadores tais como Berbigão do Aldírio, Berbigão do Mero – Nica e Berbigão à Doutor Damerau, este último em homenagem ao médico ilhéu Ernesto Damerau.
Batizado de Berbigão do Boca – Receitas que fazem história, o livro remete o leitor, através de um texto suave e divertido, informações históricas sobre a festa, ironicamente conhecida como BeBo, seu surgimento, o carnaval no Brasil e na Ilha, características e personagens que ilustram a folia e o surgimento do Festival.
Com o apoio do Senac em Santa Catarina e com distribuição gratuita, também são apresentadas questões históricas da chegada dos açorianos na Ilha, o que justifica a culinária baseada em frutos do mar. Além disso, pontos ligados ao turismo gastronômico e a hospitalidade local e questões técnicas como qualidade do berbigão também são detalhadas.
A obra foi produzida por docentes e colaboradores técnicos do Senac em Santa Catarina, das áreas de gastronomia, fotografia e comunicação valorizando o profissional da instituição.
Fotografia e layout colorido destacam o conteúdo da obra
Cada receita foi minuciosamente estudada e executada de forma original, de acordo como criaram seus cozinheiros, para que, em momento algum não se perdesse a originalidade de cada prato. "Todas as receitas foram revisadas e os ingredientes conferidos para não corrermos o risco de errar em nada”, completa o professor do curso de Gastronomia do Senac em Florianópolis Arnaldo Toro – responsável pela reprodução e organização das receitas.
"Fotografar comida é um desafio, pois, temos a missão de tornar o prato, além de belo, extremamente saboroso” pontua André Sielski, também professor do corpo técnico do Senac, que assina a fotografia da obra. A produção foi toda feita em referência à cultura local.
O layout foi produzido pelo professor Heber Coimbra e a revisão ortográfica é de responsabilidade da professora Regina Gravina. O ISBN - International Standard Book Number, sistema internacional que identifica numericamente a obra, ficou à cargo do bibliotecário do Senac em SC, Jorge Padro. Para receber informações sobre como adquirir seu exemplar entrar em contato com a Diretoria do Berbigão do Boca, através do link http://www.berbigaodoboca.com.br/
Clique aqui e confira as fotos do lançamento https://www.flickr.com/photos/senacsc/albums/72157680315705026