As unidades do Senac mobilizaram, em todo estado, mais de 2 mil pessoas entre pais e alunos. O presidente do Sistema Fecomércio, Bruno Breithaupt, visitou as unidades do Sesc Estreito, Sesc e Senac em Palhoça. Além disso, visitou a Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa, em Palhoça, onde se reuniu com o Secretário Estadual de Educação, Eduardo Deschamps, o presidente da Fiesc, Glauco Côrte, e o diretor executivo do movimento, Antônio José Carradore.
A programação contou com palestras, ações e serviços de saúde e beleza, contação de histórias, apresentação de trabalhos realizados pelos alunos, tour guiado pela estrutura física das unidades, entre outros.
Nesta primeira edição, o Dia da Família na Escola teve como tema central Educação e Saúde. O objetivo foi mostrar o quanto adotar hábitos saudáveis é benéfico para o aprendizado dos estudantes. Alimentação adequada, exercícios físicos, cuidados com a visão, audição, fala, saúde bucal, higiene pessoal e bullyng são alguns dos temas propostos.
"Este evento fortaleceu um dos pilares do Movimento e da própria educação, que é a participação efetiva de pais e responsáveis na vida escolar dos filhos. Foi um momento emblemático simbólico de união de três atores responsáveis por jogar nossos indicadores da educação para cima: a família, empresários e governo. A competitividade e o desenvolvimento social do país depende da formação e qualificação da nova geração, que estão hoje nas cadeiras das salas de aula”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio SC/Sesc/Senac, Bruno Breithaupt.
Movimento Santa Catarina pela Educação
O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012. Obteve a adesão das federações patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Agricultura (FAESC) e Transportes (Fetrancesc), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SC). Também participam os serviços sociais e de aprendizagem da indústria (SESI e SENAI), do comércio (Sesc e Senac), dos transportes (SEST e SENAT) e da agricultura (SENAR).
Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.
Galeria de Imagens