O tema central do evento será o "Turismo Amanhã - as oportunidades de um desenvolvimento sustentável”, que abordará o assunto a fim de estabelecer um fórum de discussões e produção de premissas e estratégias que resultará em uma maior integração do setor.
O encontro tem como público-alvo os gestores públicos e conselhos municipais de turismo de Laguna e região, câmaras, associações e sindicatos setoriais de base local, empresários e comunidade.
No primeiro dia do Seminário será trabalhado os impactos da inovação e sustentabilidade do turismo na economia local e regional e o modo de fazer a gestão municipal do setor através do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O tema deve ser amplamente debatido com foco em fortalecer a discussão do processo de regionalização do turismo e estimular a participação de novos integrantes da cadeia produtiva.
Já no segundo dia, o diretor regional do Senac/SC, Rudney Raulino, mediará o painel que contará com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, Bruno Breithaupt, o prefeito municipal e o secretário de turismo de Laguna, Mauro Candemil e Antonio Quirino Ramos, respectivamente, o secretário de turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, e o presidente do Sindilojas Laguna, Natanael Wisintainer. Com a temática "A importância da gestão e planejamento do turismo para o desenvolvimento da economia regional”, o painel encerrará as atividades do encontro.
A iniciativa e organização do evento é do Programa Senac Turismo e Gastronomia, que tem por objetivo integrar e qualificar o segmento de turismo e hospitalidade de Santa Catarina por meio de workshops, palestras e cursos presenciais e à distância.