O plano municipal, construído de forma abrangente e que estabelece metas a curto, médio e longo prazo, trata do conjunto de diretrizes e ações educacionais para suprir o município de Palhoça. "Para o Senac, enquanto instituição de ensino, atender as necessidades da comunidade palhocense, através de um plano que saiu do zero e contou com cem por cento da participação e comprometimento do quadro funcional dos colaboradores da educação municipal, é o cumprimento de mais um desafio”, esclarece Antonio Navalho Filho, Diretor da Faculdade do Senac em Palhoça.
O plano expressa a política educacional para todos os níveis e modalidades de ensino do Sistema de Educação do município para um período de dez anos.
Concretizando os princípios da participação e da colaboração dos diversos segmentos da sociedade e da gestão democrática em educação, a construção mobilizou as redes Municipais e Estaduais e demais instituições de ensino, desencadeando uma série de debates sobre os problemas educacionais do município bem como alternativas e estratégias para enfrentá-los.
"Entregar ao município de Palhoça um Plano Municipal de Educação, focado nas nossas necessidades educacionais, articulado por uma instituição com o know-how do Senac, que traz uma credibilidade em âmbito nacional, é sem dúvida uma conquista”, declara o prefeito do município, Camilo Nazareno Pagani Martins.
Coube ao Senac realizar o planejamento e execução de um conjunto de ações técnicas, em participação com os envolvidos, desde curso preparatório para esclarecimento de diretrizes, seminários temáticos, fóruns e reuniões. Sempre focando o preceito básico da qualidade, instituído nas normas constitucionais e nas legislações municipal e estadual.
A alta competência que o Senac desenvolveu este plano nos dá a certeza da excelência de seus docentes e gestores, revela Shirley Nobre Scharf – Secretária Municipal de Educação do Município.