Os participantes aprenderam técnicas básicas para o preparo de refeições saudáveis e acessíveis. Salada de mix de folhas coloridas, cubos de abacate e tomates-cereja ao molho de ervas frescas, moqueca de peixe, quinoa com legumes e panna cotta de iogurte com calda de morango e manga foram algumas das receitas preparadas durante a oficina.
"É uma iniciativa muito importante pois o Senac/SC abriu as portas para disseminar conhecimentos relacionados aos cuidados desses pacientes com a alimentação. Os participantes aprenderam a cozinhar de maneira mais saudável dentro da possibilidade deles, com os alimentos que eles tem em casa. Dessa forma eles se tornam corresponsáveis pela própria saúde” explica Daniella Farinella, analista estadual do eixo ambiente e saúde.
O diabetes é uma patologia crônica, por isso o cuidado com a alimentação é essencial para que o paciente mantenha a doença sob controle e evite complicações como problemas renais, circulatórios e de visão. Conforme pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o número de pacientes diagnosticados com a doença no Brasil cresceu mais de 60% em dez anos, passando de 5,5% para 8,6% da população, em 2016.