O evento, que foi realizado em Florianópolis e recebeu lideranças empresariais e políticas, imprensa e colaboradores do Sistema, contou com palestra do empresário Vicente Donini, presidente do conselho do grupo Marisol e agora também vitivinicultor.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Bruno Breithaupt, o empreendedor terá em mãos um guia relevante para desenvolver estratégias, detectar oportunidades e visualizar de forma prática os indicadores que impactam nas conjunturas do mercado. "O momento requer um empresário criativo e dinâmico, preparado para administrar seus negócios com eficiência e confiança, independentemente do cenário hostil. A economia é cíclica e sempre teremos desafios. Para investir, gerar riqueza e empregos é preciso conhecer cada vez mais o mercado e traduzir os dados de forma estratégica e segura. Por isso, o Sistema Fecomércio Sesc/Senac - que representa e defende o setor - criou o Caderno do Comércio, o novo guia do empresário catarinense”, pontua.
Raio X do mercado
A publicação é dividida em seis macro seções: informações institucionais, que mostram a atuação da Federação no âmbito legislativo e governamental, o portfólio de produtos e serviços oferecidos no Sesc e Senac, os braços operativos do Sistema, e as Câmaras Empresariais, que reúnem interlocutores de cada setor para debater os principais temas das categorias representadas e encontrar soluções em prol da competitividade do setor.
Os capítulos seguintes focam em gestão, com artigos sobre estratégias aplicadas ao negócio; análise econômica, que traz uma leitura de pesquisas que mensuram a confiança do empresário, a intenção de consumo das famílias e o nível de endividamento do consumidor, e a prospecção de indicadores econômicos; cenários e perspectivas, com foco nas principais mudanças nos hábitos de consumo, crescimento do e-commerce e impactos da pirataria; e transformação social, sobre o desenvolvimento das empresas nos meios social, econômico e ambiental.
"As projeções apresentadas no Caderno apontam para um respiro entre final de 2016 e 2017, com a retomada da confiança dos empresários do comércio, e, consequentemente a volta de investimentos e do emprego, especialmente por que temos um mercado forte e setorialmente diversificado em Santa Catarina”, avalia José Agenor de Aragão Jr, Diretor Executivo da Fecomércio SC.
O miolo do Caderno do Comércio traz um rico cruzamento de dados que traça o perfil socioeconômico de Santa Catarina, com mapeamento das empresas do comércio por segmento, perfil do trabalhador do comércio, dados da população e evolução por região, ranking do IDHM (renda, longevidade, educação) e projeções de diversos indicadores.
"O comércio representou 20% dos empregos formais, com carteira de trabalho assinada, em Santa Catarina. Esta parcela da população, formada por trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, encontra no Sesc oportunidades para melhorar a qualidade de vida, por meio dos nossos eventos e serviços nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência”, declara Roberto Anastácio Martins, Diretor Regional do Sesc em Santa Catarina.
De acordo com o diretor regional do Senac em Santa Catarina, Rudney Raulino, além das competências humanas desenvolvidas, o empresário precisa "ter percepção das mudanças que ocorrem no mercado e no perfil do consumidor para alavancar o seu negócio e com isso fortalecer o desenvolvimento social e econômico do nosso estado”.
Para fazer download do Caderno do Comércio, que está disponível no site da Fecomércio SC, clique aqui.
Galeria completa de fotos: http://senac.sc/26x1yt
Galeria de Imagens