Santa Catarina

Abre e fecha menu
A ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social contou os ambientes hospitalar, residencial e casa de repouso. Durante as provas, os alunos foram testados quanto a gestão e organização do trabalho; comunicação e habilidades interpessoais, avaliação das necessidades e planejamento do cuidado com o cliente; entre outras habilidades técnicas relacionadas ao dia a dia da profissão.

Os treinamentos foram realizados pela profissional Luana Dondé Strada, formada em Enfermagem, com especialização em Urgência, Emergência e Trauma em Saúde. Ela é também docente do Senac em Xanxerê. Além disso, Luana possui experiência em saúde pública e como enfermeira do SAMU. Nas duas últimas etapas nacionais da Olimpíada do Conhecimento, Luana foi avaliadora e treinadora de competidores, conquistando a medalha de excelência em 2014 nesta mesma ocupação. Pelo conhecimento adquirido em competições de educação profissional, a docente foi convidada para integrar a equipe de avaliadores da WorldSkills 2015, maior competição de educação profissional do mundo, realizada em São Paulo.

Em 2016 a docente treinadora foi convidada para atuar como avaliadora expert na ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social da etapa nacional da WordlSkills na Colômbia. O evento ocorreu entre os dias 27 de agosto e 2 de setembro, na cidade de Barranquilla. Nesta competição os participantes têm o objetivo de buscar classificação para o evento mundial, que ocorre em Abu Dhabi, em 2017.

A participação do avaliador expert garante a neutralidade no processo de avaliação, já que os demais profissionais também exercem atividades de treinamento dos competidores. O convite do SENA – Servicio Nacional de Aprendizaje da Colômbia, que organiza o evento, incluiu também uma palestra sobre atendimento humanizado na saúde, que Luana ministrou para alunos de cursos técnicos, graduação, empresários e comunidade.

A Competição

No ano em que comemora 70 anos de atuação no Brasil, o Senac realiza a primeira edição das Competições Senac de Educação Profissional, torneio que testará as habilidades e conhecimentos de estudantes do Senac de todo o país, nas ocupações de Serviço de Restaurante, Cozinha, Cabeleireiro e Cuidados de Saúde e Apoio Social. O Senac em Santa Catarina tem representantes em todas as ocupações.

A Competição reflete as competências e os atributos dos alunos mais talentosos do setor, desafiando-os a resolver situações de trabalho específicas de sua área de atuação. A iniciativa também estimula o participante a adquirir maior comprometimento com a qualidade do seu trabalho e, ainda, desenvolver uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional. 

A iniciativa também beneficia o Senac no que diz respeito ao aprimoramento de suas metodologias. De acordo com Lucia Prado, gerente de Educação Corporativa, ao realizar uma competição exclusiva, a Instituição garante maior intercâmbio e compartilhamento de experiências entre os Departamentos Regionais, subsidiando-os nos processos de avaliação e análise das condições educacionais de cada um, com vistas ao aperfeiçoamento constante das competências comuns a todo o Senac.

Os alunos vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Os competidores de Cozinha e de Serviço de Restaurante que obtiverem o 1º e o 2º lugares participarão de uma etapa seletiva, no início de 2017, com alunos dos Institutos Federais para definição de quem entrará no processo de preparação para representar o Brasil na próxima WorldSkills, competição internacional que conta com a participação de mais de 60 países, a ser realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 14 a 19 de outubro de 2017.
 
Histórico do Senac em competições

As Competições Senac de Educação Profissional são resultado da experiência da Instituição em torneios nacionais e internacionais, como a WorldSkills, na qual participou em quatro edições (2009, 2011, 2013,2015). Na última, realizada no Brasil, em 2015, o Senac subiu ao pódio em duas modalidades e recebeu três certificados de excelência, contribuindo para que o Brasil obtivesse o 1º lugar no ranking geral na WorldSkills 2015.
 
Para além dessa experiência, desde sua origem, o Senac organiza provas, torneios e concursos de conhecimentos teóricos e técnicos entre os alunos, a fim de difundir a educação profissional para o setor de comércio de bens, serviços e turismo. Registra-se, desde 1948, a realização de Torneios Culturais, em quase todos os estados. Nesses eventos, os alunos e professores vencedores ganhavam bolsa de estudos, livros e viagens enquanto as escolas mais bem classificadas eram premiadas com equipamentos para fomentar a prática das atividades.

Crédito de foto: Daiana Berto

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.
Política de Privacidade Aceitar