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Santa Catarina

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Desde 2010, o Senac em Santa Catarina desenvolve o Programa Senac Conexão Educacional com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de propostas educacionais inovadoras e para a formação continuada de profissionais vinculados às redes municipal,  estadual e privada de ensino. A instituição oferta iniciativas que fomentam a análise de pressupostos teóricos e o desenvolvimento, monitoramento e difusão de ações que estimulem o espírito colaborativo, a internacionalização do ensino, a inserção tecnológica, o atendimento às premissas da inclusão e da sustentabilidade, a responsabilidade social e uma educação de qualidade e transformadora.

Composto por diferentes produtos, o Programa Senac Conexão Educacional  foi estruturado para atender demandas vinculadas ao trabalho realizado por conselhos municipais de educação, secretários de educação, equipes de trabalho das secretarias municipais de educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, docentes, equipe de zeladoria, administrativa e de apoio. Além de fomentar o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos, o programa estimula a mobilização dos profissionais para que fortaleçam sua capacidade criativa e mobilizem o entorno para o desenvolvimento de ações que se tornam referência na área de atuação.

No final de 2016, contabilizando a sua atuação em 77 municípios catarinenses em parceira com as Secretarias de Educação e Fundações Culturais, o programa alcançou a marca de 8.810h horas de trabalho com um total de 18.763 participantes.Para aplicação do programa, foi criada uma metodologia específica em 2014, a ACOPLAR - Metodologia Mediadora de Educação Continuada para Organizações. A metodologia de formação inicial e continuada ACOPLAR não encontra modelos similares, assim como o próprio Programa Conexão Educacional, garantindo assim o “notório saber” ao Senac/SC para sua isenção em processos licitatórios.

Conheça os subprogramas

Programa Senac de Segurança Alimentar

Inserir o conceito de segurança dos alimentos no cotidiano da comunidade escolar e no ambiente familiar, contribuindo para a formação do cidadão e para a promoção de uma ação educativa e transformadora do indivíduo, com foco na qualidade de vida e do processo de ensino e aprendizagem. A ação é composta por palestras, cursos de aperfeiçoamento para profissionais de serviço e apoio escolar nas escolas da rede municipal e tem como público-alvo a comunidade escolar.

Programa de formação, capacitação e aperfeiçoamento da equipe gestora do Sistema Público e Privado

Visa fortalecer a gestão da educação, cultura, saúde, turismo e meio ambiente na esfera pública e privada, por meio da construção e da operacionalização do Plano Municipal de Educação, Cultura, Saúde, Turismo e Meio Ambiente, do Plano de Gestão, de Eventos Educacionais e Cursos de pós-graduação, capacitação e aperfeiçoamento. Esta ação é composta por assessorias para a elaboração, construção, operacionalização e implementação dos Planos, voltada para diretores escolares, coordenadores pedagógicos e equipe de gestão da Secretaria de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Turismo e Cultura.

Programa de Implantação do 5S nos Sistemas Públicos e Privados

Inserir uma visão sistêmica, a distribuição de responsabilidades e o envolvimento de todas os participantes na atuação do processo de implantação do programa 5S preparando o cenário para mudanças e melhoria do bem-estar e qualidade de vida. Este programa é composto por seminários de sensibilização, cursos de capacitação e fórum permanente de acompanhamento e avaliação, voltados para equipes dos gestores e funcionário de órgãos públicos e privados.

Conheça os projetos


  • 1. JORNADA PEDAGÓGICA MUNICIPAL e SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
    • Objetivo:

      Refletir sobre o perfil do professor que se exige na atualidade, ou seja, um professor-mediador do conhecimento, especialista em aprendizagem e que ao longo dos anos aprenda a ser um profissional equilibrado, estudioso, experiente, inovador, ético e fundamentalmente humano.

      Etapas: - Diagnóstico;
      - Elaboração da proposta;
      - Apresentação do projeto;
      - Execução e Coordenação: Cerimonial de Abertura; Palestras; Cursos e/ou oficinas;

      - Avaliação.

      Público-Alvo:

      Equipe de gestão da SME; gestores escolares; professores; coordenadores pedagógicos; especialistas; secretários escolares; equipe de apoio (merendeiras; serventes; motoristas escolares).

      Projeto Executado: Municípios de Taió, Xanxerê e Canoinhas (2010); Vidal Ramos (2011); Vidal Ramos, Xanxerê, Antonio Carlos, Taió e São Bento do Sul (2012); São Bento do Sul, Ponte Serrada, São Bento do Sul, Itapoá (2013); Itapoá, São Bento do Sul (2014).
  • 2. CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: DISCUSSÃO, ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE
    • Objetivo: Capacitar os profissionais (gestores e professores) dos Municípios do Alto Vale do Itajaí, que aderiram ao projeto, para a construção coletiva da proposta curricular de suas respectivas redes de ensino no âmbito da Educação Básica.

      Etapas: - Seminário de 08 (oito) horas com o tema "Os desafios da Educação Básica na contemporaneidade";
      - 19 (dezenove) cursos de capacitação com carga horária de 20 (vinte) horas cada um, num total de 380h para discussão e sistematização das matrizes curriculares da Educação Infantil, Ensino Fundamental, considerando as etapas e áreas de atuação dos profissionais da educação;
      - Elaboração dos pressupostos, princípios e diretrizes comuns de Educação Básica;
      - Elaboração das matrizes curriculares comuns para a Educação Infantil;
      - Elaboração das matrizes curriculares comuns para o Ensino Fundamental.

      Público-Alvo: Profissionais de Educação Básica dos Municípios.

  • 3. CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
    • Objetivo:

      Possibilitar aos educadores momentos de reflexão acerca de sua prática para melhor compreender os seus determinantes e buscarem juntos a construção de uma visão de totalidade, através de um referencial prático e teórico que propicie a discussão e análise das dimensões: sociais, éticas e políticas dos sujeitos na construção do Projeto Político Pedagógico.

      Etapas: - Palestra de sensibilização;
      - Curso para equipe de gestão, para construção do PPP do SME;
      - Construção ou reformulação do Projeto Político Pedagógico do Sistema Municipal de Ensino, considerando as novas diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Municipal de Educação (PME);
      - Oficinas para reformulação do PPP na rede escolar;
      - Construção ou reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da rede escolar, com base no PPP do Sistema Municipal de Ensino;

      - Assessoramento no cumprimento das metas do PPP em conformidade com o que foi estabelecido no documento.

      Público-Alvo: Equipe de gestão da SME, gestores escolares e comunidade escolar.
  • 4. CONSTRUÇÃO DO PLANO DE GESTÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
    • Objetivo:

      Capacitar e assessorar a Equipe de Gestão e os Gestores Escolares na construção, implementação e avaliação do PLANO DE GESTÃO, visando fortalecer a atuação educacional, valorizando a atividade profissional, redefinindo posturas, construindo saberes, a partir da função e atuação profissional de cada participante.

      Etapas: - Capacitação da Equipe da SME para o desenvolvimento de equipe, para o uso de ferramentas de diagnóstico, planejamento e avaliação de projetos, programas e ações;
      - Aperfeiçoar a equipe nas ferramentas de gestão;
      - Assessorar a elaboração do Programa de Ações Integradas – PAR da SME;
      - Definir estratégias de acompanhamento e avaliação dos resultados do PAR;
      - Assessorar na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE;
      - Acompanhar a implantação e a avaliação dos resultados dos PDEs;
      - Conclusão da elaboração do Plano de Gestão da SME;
      - Institucionalização do Plano de Gestão da SME;

      - Impressão do Plano de Gestão da SME.

      Público-Alvo: Equipe de Gestão da SME e gestores escolares.
  • 5. MÍDIAS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS
    • Objetivo:

      Ampliar o conhecimento para lidar com as mídias e as ferramentas tecnológicas em sala de aula, possibilitando que os educadores conheçam o potencial destas tecnologias, suas aplicações e possibilidades de uso.

      Etapas:

      Seminário de Sensibilização;

      Cursos:- Capacitação e Aperfeiçoamento;

      - Produção e utilização de objetos educacionais digitais nas escolas da rede de ensino.

      Público-Alvo: Equipe de gestão da SME, Diretores escolares, Professores e Coordenadores pedagógicos.
  • 6. CAPACITAÇÃO PARA O CARGO DE GESTOR ESCOLAR DO SISTEMA PÚBLICO
    • Objetivo:

      Visa promover a melhoria da qualidade da Educação Básica possibilitando à qualificação de gestores da rede municipal de educação, ampliando o conhecimento e atualizando as estratégias de planejamento coletivo e gestão democrática no ambiente da educação pública.

      Carga horária: Presencial: 158h À distância: 48h
      Carga horária total:

      200h

      Unidades Temáticas: - Educação Brasileira: novas perspectivas;
      - O Gestor no Sistema Municipal de Educação;
      - Organização e gestão da escola pública;
      - Dimensões da qualidade da educação;

      - Tempo e espaços escolares.

      Público-Alvo: Diretores escolares; especialistas e professores da Rede Municipal de Educação.

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