Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Aperfeiçoamento em Modelagem de Alfaiataria Feminina, com carga horária de 72 horas
Para cursos presenciais:
Laboratório de Modelagem
Os documentos necessários para matrícula no Curso de Aperfeiçoamento Modelagem de Alfaiataria Feminina estão descritos nas diretrizes institucionais referentes aos procedimentos de matrícula, e deverão ser considerados pela data início de cada turma.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com, no mínimo, o seguinte perfil:
Graduados na área de Moda, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano em modelagem.
Técnicos de Nível Médio na área de Moda, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano em modelagem.
Profissionais atuantes na área de Modelagem, com reconhecida experiência de mercado e com no mínimo 5 anos de atuação na área.
A modelagem desenvolvida a partir das técnicas de alfaiataria, considerada uma das técnicas mais precisas para confecção de peças de roupa estruturadas e sob medida, nos últimos 10 anos ganhou espaço no desenvolvimento de produtos de vestuário, pela qualidade e possibilidade de produção de roupas exclusivas, feitas sob medida para um tipo físico específico, e que graças aos avanços da modelagem, hoje a alfaiataria pode ser produzida sob medida e em escala. É cada vez maior o número de empresas dando ênfase na alfaiataria, renovando o repertório de peças clássicas como o terno, o blazer e o colete, sendo crescente o número de marcas já conceituadas com o público masculino, optando por ofertar produtos para o mercado feminino. Alfaiates autônomos trabalham em seu próprio ateliê. Na indústria da confecção normalmente são responsáveis pela primeira modelagem das peças que entrarão na linha de produção em série. No comércio é comum o alfaiate fazer parte de uma equipe que é responsável pelos ajustes necessários a serem realizados em peças dos vestuários vendidos nas lojas Um bom alfaiate, normalmente, desenvolve uma clientela cativa, e são considerados `consultores de moda`, sugerindo e orientando seus clientes no uso adequado de tecidos, cortes conforme tendência de moda e características pessoais. Diante de um quadro como esse, a procura por aperfeiçoamento nesta área por profissionais da área de costura tem aumentado criando demandas para ofertas de cursos como o de Modelagem de Alfaiataria Feminina ofertado pelo Senac em Santa Catarina.
Aperfeiçoar estudantes e profissionais que atuam nas áreas de modelagem e/ou costura para a criar modelagem de alfaiataria feminina.