Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar: Idade mínima: 16 anos completos.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo.
O Cuidador de Idosos é um profissional do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, que zela pelo bem-estar de idosos ativos e idosos fragilizados. Esse profissional presta cuidados de higiene corporal; identifica anormalidades nas eliminações; auxilia nas refeições. Colabora no desenvolvimento das atividades físicas, psicológicas e recreativas de acordo com a orientação dos profissionais de nível superior da área de saúde. É capaz de identificar as principais características das diferentes fases do envelhecimento; possíveis dificuldades motoras, de linguagem, de visão e audição; sintomas das enfermidades mais comuns na terceira idade, assim como prevenir possíveis riscos de acidentes físicos, auxiliar na administração de medicação por via oral de acordo com prescrição médica.
Atende em domicilio, Instituições de Longa e Associações de Idosos, trabalhando em estreita relação com profissionais da saúde. Exercem suas atividades com criatividade, empatia, respeito e responsabilidade.
É vedado ao Cuidador de Idosos atuarem em procedimentos que não sejam sua atribuição legal.
¿ Legislação: profissão contemplada na CBO/MT
¿ A Política Nacional de Saúde do Idoso, aprovada pela Portaria 1.395/GM, de 10 de dezembro de 1999.
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
a) 01 jaleco para realização de aulas práticas
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente o item a, conforme descrito acima.
Obs: É descrita acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências por aluno. Caso seja necessária à realização de mais atividades o aluno sem bolsa terá que adquirir materiais conforme a demanda.
No planejamento e organização das metodologias de ensino a serem empregadas deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando a socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação.
Para o desenvolvimento das competências do curso propõe-se atividades de estudos presenciais que serão individualizadas e coletivas, visando à simulação de ambientes reais do Idoso, tais como: estudo de caso, dramatização, visita técnica, relato de experiência, atividades práticas, em laboratório, participação em ações comunitárias e demais ações educativas.
Para apoiar esses momentos, serão utilizadas vídeos, artigos científicos, notícias, livros, e participação de profissionais e Idosos, bem como, técnicas didáticas e de dinâmicas de grupo, com vistas a proporcionar aos alunos a troca de experiência, discussão e debates, construção conjunta de novas reflexões, favorecendo, assim, o processo de assimilação ativa.
As aulas teórico-práticas podem ser realizadas em sala de aula, no laboratório de enfermagem, nos espaços de visitas técnicas como ambientes hospitalares, instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), domicílio, Estratégia de Saúde da Família e centros de convivências ao idoso.
Todas as Unidades Curriculares poderão ser trabalhadas concomitantemente, sendo que a unidade Qualidade de Vida no Envelhecimento Humano deve ser a última Unidade a ser finalizada.
O Plano de Ação pode ser desenvolvido em duplas de trabalho, priorizando os temas de maior relevância e necessidade do perfil do Idoso traçado. A aplicação pode ser realizada para os colegas em sala de aula, para alunos da Instituição de Ensino de forma geral, para profissionais de saúde em ambientes hospitalares, ILPs e Estratégias da Saúde e da Família. O plano consiste em propor aos alunos a realização de uma atividade, objetivando a contextualização e a integração das competências do curso.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, colocá-lo em discussão com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo de ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso de Capacitação, será conferido o Certificado em Cuidador de Idosos, Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde
Sala de aula convencional.
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão com a internet.
Laboratório de enfermagem contendo materiais e insumos conforme informações constantes no Anexo I.
BIBLIOGRAFIA ALUNOS PRONATEC
Ministério da Saúde. Guia Prático do Cuidador de Idosos. Brasília, 2006. Disponível na biblioteca do Ministério da Saúde (gratuito).
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos do Trabalho em Saúde
Referências básicas
SENAC. Departamento Nacional. ; MELO, Enirtes Caetano Prates; CUNHA, Fátima Teresinha Scarparo. Fundamentos da saúde. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2007.
PIOVESAN, Flavia. Direitos Humanos e Direito Constitucional Internacional. 13ª ed. São Paulo: Max Limond, 2012.
Referências complementares
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: Iniciação ao Mundo do Trabalho
Referências básicas
OLIVEIRA, Marco A. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. Rio de Janeiro: Senac Rio de Janeiro, 2011.
Referências complementares
BALASSIANO, Moisés; COSTA, Isabel de Sá Affonso da; LEMOS, Ana Heloísa da Costa (Org.) (Colab.). Gestão de carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
CARVALHAL, Eugenio do et al. Negociação e administração de conflitos. 2. ed. São Paulo: FGV, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Manole, 2012.
MOURA, Ana Rita de Macêdo. Trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Assistência ao suporte básico à vida
Referências básicas
American Heart Association. Destaques das diretrizes para RCP e ACE, 2010 (gratuito).
VARELLA, Drauzio.; JARDIM, Evandro Carlos. Primeiros Socorros: Um guia prático. 1ª ed. São Paulo: Claro Enigma, 2011.
Referências complementares
ZORZI, Rafael Luiz de Andrade. Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: O Processo do Envelhecimento Humano
Referências básicas
SILVA, José Vitor. Saúde do Idoso ¿ Processo de Envelhecimento sobre Múltiplos aspectos. 1ª ed. São Paulo: Érica, 2009.
VONO, Zulmira Elisa. Enfermagem Gerontológica ¿ Atenção à pessoa Idosa. Ed: Senac São Paulo, 2007.
Referências complementares
JUVER, Jeane. SALTZ, Ernani. Cuidados Paliativos em Oncologia. 2ª ed. Rio de Janeiro: SENAC Rio, 2009.
VONO, Zulmira Elisa. O Bem no Mal de Alzheimer. 1ª Ed: Senac São Paulo, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Qualidade de Vida no Envelhecimento Humano
Referências básicas
SILVA, José Vitor. Saúde do Idoso ¿ Processo de Envelhecimento sobre Múltiplos aspectos. 1ª ed. São Paulo: Érica, 2009.
Referências complementares
Não há.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, deverão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
¿ Graduados na área de Enfermagem com especialização e/ou experiência comprovada de atuação nas áreas afins de no mínimo um ano.
¿ Graduados na área de saúde como Médicos Geriatras/Gerontólogos, Psicólogos, Fisioterapeutas, Terapeuta Ocupacional e Nutricionista com especialização na Gerontologia ou experiência profissional comprovada, de no mínimo um ano, e com experiência didática.