Idade mínima: 14 anos
Escolaridade: aos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo.
Escolaridade caso EJA: Aprovado em língua portuguesa.
Conhecimento e/ou experiência prévia: Não há.
Este curso tem como objetivo dar subsídios para o desenvolvimento de técnicas utilizadas na reposição e controle de entrada e saída de mercadorias e produtos dentro de supermercados/atacados.
É destinado a pessoas interessados em atuar na área de reposição de estoque.
Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Programa Socioprofissional em Reposição de Mercadorias em Supermercado, com validade nacional.
O Comércio Varejista tem contribuído significativamente para o desenvolvimento econômico e social do país. Esse segmento é considerado como um dos maiores propulsores econômicos na geração de emprego e renda, com destaque para as redes supermercadistas, atacarejo e atacados.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS ), o setor supermercadista brasileiro registrou um crescimento nominal de 2,07% em 2018. A pesquisa destaca ainda que o setor fechou o ano com 89,6 mil lojas e 1,853 milhão de funcionários diretos.
Isso demonstra um significativo crescimento no número de supermercados no Brasil nos últimos anos, devido, principalmente a entrada de grandes concorrentes estrangeiros, muitas vezes com a aquisição de redes nacionais de portes variados. Este fato, aliado à modernização dos processos e técnicas empresariais, pressionam as empresas do setor a acompanhar as tendências mundiais, levando a uma elevação no nível dos serviços prestados e consequentemente a uma maior demanda de colaboradores mais capacitados e alinhados às novas técnicas de trabalho.
Entretanto, a falta de pessoal especializado constitui um dos grandes problemas que os supermercados enfrentam no Brasil. A tendência é que cada vez mais seja exigida dos profissionais que atuam neste segmento flexibilidade para desempenhar diversas funções dentro da empresa, capacidade de operar recursos tecnológicos e conhecimento para lidar com ferramentas que vêm sendo empregadas como forma de se relacionar mais profundamente com os consumidores, que se mostram informados e exigentes em relação às suas opções de consumo.
Diante desse cenário, é possível perceber a necessidade dentro do comércio varejista e, particularmente no de Supermercado, de um profissional que saiba trabalhar com o público-alvo, conhecer e dar informações sobre os produtos comercializados, atender as demandas internas de abastecimento de mercadorias e movimentação de pontos de vendas e estoques, entre outras atribuições pertinentes à função exercida.