Escolaridade: Ensino Médio completo
Idade mínima: 18 anos
Requisito/conhecimento específico: ter cursado ou estar cursando ensino técnico ou superior nas áreas de Análises Clínicas, Hemoterapia ou Enfermagem
Este curso tem como objetivo subsidiar o aluno no processo de pesquisa e identificação de anticorpos irregulares por meio de técnicas laboratoriais em imuno-hematologia.
É destinado a profissionais ou estudantes da área de análises clínicas e/ou hemoterapia interessados em atualizar seus conhecimentos profissionais.
Àquele que concluir com aprovação este curso será conferido o respectivo certificado de Aperfeiçoamento em Técnicas laboratoriais em imuno-hematologia, com validade nacional.
Documento de identidade
CPF
Os demais documentos, conforme Súmula de Documentos vigentes na data de abertura da turma - Senac/SC.
Quando a oferta deste curso ocorrer por meio de parceria, convênio ou acordo de cooperação com outras instituições, deverão ser incluídas neste item as especificações, caso existam.
Com os crescentes avanços tecnológicos ocorridos no campo da Medicina, o setor de assistência hemoterápica no Brasil continua evoluindo, hoje formado por instituições públicas e privadas dedicadas a produzir produtos e serviços para satisfazer as necessidades de clientes, que podem ser consumidores, usuários, associados ou contribuintes. A hemoterapia é um setor com múltiplas necessidades no âmbito profissional, havendo a demanda de incluir profissionais não especializados para execução de rotinas laboratoriais, o que reflete no déficit de qualidade dos serviços prestados e no aumento de custos com insumos e reagentes.
Percebe-se a importância econômica nessa área, pois para a prestação de serviço especializado é necessário cumprir as exigências da capacidade técnica científica das instituições, empregar pessoas e aplicar recursos financeiros em treinamentos. Quanto mais dinâmicas são as necessidades desse setor de serviços, mais torna-se necessário profissionais com conhecimentos aprimorados em imuno-hematologia.
Nessa perspectiva, o curso Técnicas laboratoriais em imuno-hematologia foi organizado visando contribuir para o desenvolvimento de técnicas laboratoriais diferenciadas, possibilitando a capacidade de análise crítica das possibilidades para a realização de exames, permitindo ao profissional autonomia, assertividade e dinamismo, além da otimização dos custos empregados.