Idade mínima: 16 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental completo.
Escolaridade EJA: Ensino Fundamental completo.
Requisito/Conhecimento específico: Não há.
Este curso tem como objetivo compreender a gestão de custos operacional de empresas de A&B.
É destinado a alunos e profissionais que atuam na gastronomia.
Uma atividade comercial na área de alimentos e bebidas se baseia em ações de compra, estoque, preparo e venda dos produtos prontos para consumo. Entretanto, mesmo, a princípio parecendo um processo já estabelecido, é possível se valer de técnicas e conhecimentos que podem ser aplicados para que estas ações gerem oportunidades e, consequentemente, favoreçam uma maior rentabilidade.
Um bom gerenciamento dos custos e do seu processo logístico é vital para uma empresa de A&B, afinal, o preço de venda de produto tem um grande impacto na sua aceitação no mercado. A pesquisa realizada pela Federação do Comércio (Fecomércio) mostra que nacionalmente os preços influenciam a decisão de compra de 82,2% dos brasileiros e, para conseguir oferecer preços competitivos no mercado, a empresa deverá realizar uma boa gestão dos seus custos.
O conhecimento das ferramentas e estratégias da gestão de custo e todo o processo logístico, seja ele de compras ou estoque, favorece o acesso às informações que contribuirão para auxiliar no gerenciamento, de maneira a reforçar o posicionamento de mercado e/ou o aumento da lucratividade da empresa. Diante do contexto surge a relevância dessa oferta de aperfeiçoamento.