Idade mínima: 16 anos
Escolaridade: anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo.
Escolaridade EJA: Aprovado em língua portuguesa.
Requisito/Conhecimento Específico: Não há.
O curso de aperfeiçoamento Sustentabilidade Aplicada à Cozinha tem como objetivo promover a conscientização para práticas sustentáveis na cozinha, envolvendo os processos de compra, manipulação e entrega do alimento, de forma que garanta o aproveitamento integral dos alimentos e a redução de desperdícios.
É destinado aos profissionais da área da gastronomia.
As primeiras discussões de sustentabilidade iniciaram na década de 70 por meio do chamado Relatório de Brundtland , um estudo feito pelas Nações Unidas, que apresentou a primeira definição sobre o tema Sustentabilidade, afirmando que seria ¿suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas¿.
Uma empresa considerada sustentável é aquela que garante o necessário à continuidade de suas operações, aderindo ao tripé da sustentabilidade: respeito ao meio ambiente, eficiência econômica e socialmente justa . Com consumidores optando cada vez mais por empresas sustentáveis, de acordo com Tera Ambiental , as empresas têm buscado este recurso não apenas como modo de preservação do meio-ambiente, mas também como uma forma de aumentar suas receitas e responder a esta demanda de mercado. Esta necessidade tem gerado uma procura por profissionais capacitados a manter práticas sustentáveis em restaurantes e empresas de alimentação, sendo assim, a oferta deste curso se justifica.