Idade mínima: 18 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo.
Escolaridade EJA: Ensino Fundamental completo.
Requisito/Conhecimento específico: não há.
Pré-requisitos técnicos:
- Ter conhecimentos em navegação na internet.
- Ter acesso a um computador com internet banda larga.
- Obrigatoriamente ter um endereço de e-mail válido.
Configurações mínimas do computador:
- Sistema Operacional: Windows 10 ou 11. Linux. Mac OS 12 ou superior.
- Processador: Dual Core 1.5 GHz ou superior.
- Memória RAM: 4GB ou superior.
Browsers (Navegadores):
- Recomendado: Firefox atualizado.
- Recomendado: Microsoft Edge atualizado.
- Safari atualizado.
- Chrome atualizado.
Configuração de Browser:
- A opção JavaScript deverá estar habilitada no browser.
- A opção aceitar cookies deverá estar habilitada.
Resolução do Monitor:
- Recomendado resolução de 1920 x 1080 ou superior.
Leitores de PDF:
- Acrobat Reader: 20.x ou superior.
- Foxit Reader: 12.x ou superior.
Configurações mínimas para tablets e smartphones
Sistema Operacional:
- iOS: Versão 15 ou superior (iPhone SE 2ª geração / 6s ou superior)
- Android: Versão 10 ou superior (tela mínima Full HD)
- Identifica os serviços turísticos, oferecendo qualidade no atendimento e na prestação de informações para turistas, visitantes e moradores locais.
- Fundamentos do turismo, hospitalidade e gastronomia: conceitos, história, tendências, oportunidades e cadeia produtiva, atrativos turísticos, equipamentos turísticos, equipamentos de apoio ao turista, vocabulário técnico do turismo.
- Apresentação pessoal e etiqueta para profissionais de Hospitalidade.
- Comunicação verbal, não verbal e eletrônica: elementos da comunicação, coerência, articulação, vícios de linguagem, gírias, entonação, volume e velocidade da fala, postura corporal, gesticulação e redação de mensagens e e-mails.
- Instrumentos de divulgação de destinos turísticos: guias turísticos, mapas, folhetos, folders, cartazes, DVDs, internet - blogs, sites, redes sociais e outros recursos.
- Características de práticas de atendimento: presencial, por telefone, por e-mail.
- Situações de conflito.
- Tipos e técnicas de atendimento (personalizados, diferenciados - idosos, pessoas com deficiência, gestantes, clientes com pets), experiência no atendimento ao turista, ao morador, dentre outros.
- Princípios da sustentabilidade: conceitos e implicações na atividade turística.
Este curso tem como objetivo apresentar os principais conceitos e critérios para o atendimento e prestação de informação turísticas para profissionais do ramo de transporte.
É destinado a profissionais do ramo de transporte.
Atividades disponibilizadas em ambiente virtual de aprendizagem, utilizando recursos pedagógicos desenvolvidos em mídia online.
Para ter direito ao certificado o aluno deve ter aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final.