Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 15 anos
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental completo ou estar cursando a partir do 8° ano (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou maior que a escolaridade mínima)
No caso de estar cursando o Ensino Fundamental na Modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído até o 7° ano ou já ter completado as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Conhecimentos Prévios: Conhecimento em Informática ¿ Nível usuário em Sistema Operacional, Internet, Editor de Textos e Planilhas Eletrônicas e domínio das operações matemáticas básicas.(não é obrigatória a comprovação)
O Auxiliar em Serviços de Comércio Exterior, profissional do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios, atua nos processos de exportação e importação em Organizações de pequeno, médio e grande porte, sejam elas públicas, privadas e/ou de terceiro setor, com responsabilidade, atenção e sigilo profissional, na execução das atividades de apoio às operações de comércio exterior, na coleta de dados, na organização e tratamento de documentos, relatórios e planilhas em meio físico e em sistemas informatizados, considerando as noções de logística aplicada e observando os procedimentos para comércio internacional e a legislação em vigor.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
UNIDADES CURRICULARES C.H.
Carreira Profissional e Pessoal 21
Criação e Formatação de Planilhas Eletrônicas 21
Princípios do Processo de Exportação e Importação 63
Princípios de Legislação Aplicada ao Comercio Exterior 42
Princípios para Interação com o SISCOMEX 28
Carga Horária Total do Curso 175 h
INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
As competências desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho.
Estas competências tem base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
Desta forma, a Unidade Curricular Carreira Profissional e Pessoal pode ser trabalhada concomitantemente às demais Unidades desde que ela inicie o curso, dando um panorama da ocupação e apresentando o Perfil Profissional de Conclusão do curso.
Sugere-se que as Unidades Curriculares Princípios do Processo de Exportação e Importação, Legislação Aplicada ao Comércio Exterior e Interação com o SISCOMEX inicie nesta ordem, mas sejam operacionalizadas concomitantemente.
Mais do que utilizar exemplos, estas competências devem ser vivenciadas na simulação do seu futuro ambiente de trabalho.
Os orientadores devem durante o desenvolvimento do curso, abordar aspectos relativos à sustentabilidade, estabelecendo uma relação destes aspectos à atuação profissional.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deverá, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo ensino e aprendizagem.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
Especialistas/Mestres nas áreas de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Contábeis, Psicologia, Logística, Relações Internacionais e Comércio Exterior. com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano.
Graduados nas áreas de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Contábeis, Psicologia Relações Internacionais e Comércio Exterior. com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano.
Técnicos de nível médio nas áreas de exportação e importação, câmbio, relações internacionais e negociações , com comprovada experiência profissional de no mínimo dois anos.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o certificado de Auxiliar de Serviços em Comércio Exterior.
Sala de aula convencional
Laboratório de informática, contendo: programas específicos (SISCOMEX, RADAR, etc.) e computadores com conexão a internet.
ARAUJO, Luis Cesar G. de; GARCIA, Adriana Amadeu. Teoria geral da administração: orientação para escolha de um caminho profissional: Finanças, Gestão de pessoas, Marketing, Operações e logística, Organização, Tecnologia da informação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
BIZELLI, João Dos Santos; BARBOSA, Ricardo. Noções básicas de importação. 9. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2003.
CALIXTO, Robson José. Incidentes marítimos: história, direito marítimo e perspectivas num mundo em reforma da ordem internacional. 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007..
CASTRO, Jose Augusto de. Exportação: aspectos práticos e operacionais. 8. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2011.
CATUREGLI, Maria Genny. Dicionário inglês-português: turismo, hotelaria e comércio exterior. 4. ed. ampl. e atual. São Paulo: Aleph, 2004.
GARCIA, Luiz Martins. Exportar: rotinas e procedimentos, incentivos e formação de preços. 9. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2010.
KEEDI, Samir. Logística de transporte internacional: veículo prático de competitividade. 3.ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007
KEEDI, Samir; MENDONÇA, Paulo C. C. Transportes e seguros no comércio exterior. 2. ed. São Paulo: Edições Aduaneiras, 2003.
LOPES VAZQUEZ, José. Comércio exterior brasileiro. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
LOPEZ, José Manoel Cortiñas; GAMA, Marilza. Comércio exterior: competitivo. 3. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2008.
MAGNOLI, Demétrio. Globalização: estado nacional e espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2011.
PHILLIPI, A. J. Interdisciplinaridade em ciências ambientais. São Paulo: Ed. Signus, 2000.
RATTI, Bruno. Comércio internacional e câmbio. 11. ed. São Paulo: Edições Aduaneiras, 2007.
SENAC. DR. PR. Operações de comércio exterior: exportação. Curitiba.
SILVA, Cláudio Ferreira da; PORTO, Marcos Maia. Transportes, seguros e a distribuição física internacional de mercadorias. 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2003..
SILVA, Luiz Augusto Tagliacollo. Logística no Comércio Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2004.
VIEIRA, Guilherme Bergmann Borges. Transporte internacional de cargas. 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2003.
VIERA, Guilherme Bergmann Borges. Regulamentação no Comércio Internacional: aspectos contratuais e implicações práticas. São Paulo: Aduaneiras, 2002.