O Higienista de Serviços de Saúde é o profissional do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, que presta serviços de limpeza, desinfecção nos serviços de saúde, utilizando produtos e equipamentos próprios para limpeza, organizando o ambiente de hospedagem e preparando cama, garantindo o bem-estar do cliente de acordo com as normas de biossegurança e rotinas do serviço, com respeito, responsabilidade e comprometimento no processo de trabalho.
1.Procedimentos de Primeiros Socorros 28h
2.Relacionamento Interpessoal no Ambiente Profissional 28h
3.Biossegurança Aplicada nos Serviços de Saúde 28h
4.Processo de Higienização em Serviços de Saúde 105h
5.Saúde e Segurança no Processo de Trabalho em Serviços de Saúde 35h
6.Ambientação Profissional em Higienista de Serviços de Saúde 21h
MATERIAL DO ALUNO
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
a)01 Avental para higienização (Ambientação Profissional )
b)01 par de luva de borracha
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente os subitens de a até b, conforme descrito no item 1. Os demais itens mencionados acima deverão ser disponibilizados aos alunos em sala de aula.
Obs: É descrita acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências por aluno. Caso seja necessária à realização de mais atividades o aluno sem bolsa terá que adquirir materiais conforme a demanda.
INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho.
Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
As competências das Unidades Curriculares Procedimentos de Primeiros Socorros, Relacionamento Interpessoal no Ambiente Profissional, Biossegurança Aplicada nos Serviços de Saúde, Processo de Higienização em Serviços de Saúde e Saúde e Segurança no Processo de Trabalho em Serviços de Saúde, podem ser trabalhadas concomitantemente, buscando o princípio da contextualização e a relação e o entendimento das unidades.
Recomendamos que a Unidade Curricular Relacionamento Interpessoal no Ambiente Profissional seja desenvolvida no mínimo após 30 dias do início do curso, visto a necessidade dos alunos se conhecerem melhor e com isso o orientador trabalhar questões como conflito e relacionamento interpessoal. Além de trabalharem cases direcionado a rotina do Higienista em Serviços de Saúde. Nesta Unidade Curricular indicamos desenvolver as habilidades com simulações das possíveis situações no ambiente de trabalho deste profissional.
Ainda, indicamos que a Unidade Curricular Procedimentos de Primeiros Socorros seja trabalhada 60% de teórico-prático e 40% de atividades práticas em laboratório de enfermagem e que a Unidade Curricular Biossegurança Aplicada Biossegurança Aplicada nos Serviços de Saúde seja trabalhada 30% em atividades totalmente práticas em laboratório.
Na Unidade Curricular Processo de Higienização em Serviços de Saúde o desenvolvimento da habilidade técnica de arrumação de cama, descarte de lixo, limpeza e higienização dos diversos setores hospitalares, poderão acontecer no laboratório de enfermagem.
No desenvolvimento Unidade Curricular Processo de Higienização em Serviços de Saúde sugerimos viabilizar visita técnica a um serviço de saúde, onde o aluno poderá visualizar a rotina de higienização de um serviço de saúde.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo de ensino e aprendizagem.
CERTIFICAÇÃO
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado em Higienista de Serviços de Saúde.
INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA PARA O ENSINO PRESENCIAL
Sala de aula convencional.
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão com a internet.
Para a realização deste curso a Unidade do Senac/SC terá que disponibilizar, por meio de parcerias, ambientes externos equipados para as atividades práticas ou adquirir os equipamentos e materiais Conforme informações constantes no Anexo I.
PERFIL DE ORIENTADOR
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
Especialistas/Mestres nas áreas de Enfermagem do Trabalho, Psicologia, Administração com Especialização em Hotelaria Hospitalar e Bacharel em Turismo e Hotelaria com Especialização em Hotelaria Hospitalar com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano.
Graduados nas áreas de Enfermagem, Psicologia e Turismo e Hotelaria com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano em Hotelaria Hospitalar.