Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Módulo I
¿ Idade Mínima: 18 anos completos no ato da matrícula ou até início do estágio.
¿ Escolaridade Mínima: Estar cursando o 2º ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído. (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou maior que a escolaridade mínima).
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Biologia.
Módulo II
¿ Idade Mínima: 18 anos completos no ato da matrícula ou até início do estágio.
¿ Escolaridade Mínima: Estar cursando o 2º ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído. (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou maior que a escolaridade mínima).
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Biologia.
Módulo III
¿ Idade Mínima: 18 anos completos no ato da matrícula
¿ Escolaridade Mínima: Estar cursando o 2º ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído. (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou maior que a escolaridade mínima).
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Biologia.
Módulo IV
¿ Idade Mínima: 18 anos completos no ato da matrícula
¿ Escolaridade Mínima: Estar cursando o 2º ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído. (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou maior que a escolaridade mínima).
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Biologia.
O profissional Técnico em Análises Clínicas é o responsável por executar atividades padronizadas de laboratório necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise, sempre sob supervisão do profissional responsável. Recepciona clientes e realiza processos pré-analíticos das amostras biológicas. Além disso, realiza técnicas e métodos diagnósticos em análises clínicas e colabora na investigação de novas tecnologias biomédicas. Dentre suas funções, opera aparato tecnológico de laboratório de saúde e equipamentos analíticos e de suporte, realiza checagem, calibração e manutenção corretiva, aplicando processos de segregação e descarte.
Interage com equipes multiprofissionais em saúde e atua em hospitais, clínicas, postos de saúde e de coleta, laboratórios de análises clínicas, de diagnósticos médicos, de pesquisa e de controle de qualidade em saúde, entre outros, públicos, privados e organizações sociais.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é ¿cuidar¿ e pertence ao segmento de Saúde. No Brasil, a profissão está descrita na Classificação Brasileira de Ocupações, assim como está na Lei Federal nº 3.820/61.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Análises Clínicas:
Coletar materiais biológicos em análises clínicas;
Auxiliar no processo de registro, acondicionamento, conservação, distribuição e transporte das amostras biológicas;
Realizar processos de segregação e descarte dos resíduos dos serviços de saúde;
Prestar assistência inicial em situação de emergência;
Auxiliar no planejamento e execução de atividades administrativas em análises clínicas;
Preparar amostras biológicas;
Auxiliar na implantação e na manutenção dos sistemas de gestão da qualidade em serviços de análises clínicas.
Processar amostras biológicas em parasitologia;
Processar amostras biológicas em urinálise e fluído seminal;
Processar amostras biológicas em microbiologia;
Processar amostras biológicas em hematologia;
Processar amostras biológicas em imunologia;
Processar amostras biológicas em bioquímica;
Processar amostras biológicas em biologia molecular;
Materiais a serem adquiridos pelo aluno: luvas de procedimentos, avental, garrote.
Obs: Os tipos de materiais podem variar conforme as Unidades do Senac/SC. A quantidade referente ao material do aluno será orientada no primeiro dia de aula.
A Habilitação Profissional de TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ANÁLISES CLÍNICAS, EIXO TECNOLÓGICO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA, atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal no 9394/96, de 20/12/1996, no Decreto Federal nº 5.154, de 23/07/2004, no Parecer CNE/CEB nº 16/99, de 05/10/1999 e Resolução CNE/CEB nº 04/99, na Resolução CNE/CEB 01/05, de 03/02/2005, na Resolução CNE/CEB n° 03/08, de 03/07/2008, na Resolução CEE/SC nº 054/2005, de 20/09/2005 e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Ainda, atende a RESOLUÇÃO Nº 517 DE 26 DE NOVEMBRO DE 2009, que dispõe sobre a inscrição e carteira profissional do Técnico em Análises Clínicas.
No planejamento e organização das metodologias de aula a serem empregadas deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando à socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação. Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam análise e solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, visando assegurar desenvolvimento das competências.
As competências desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Frente às mudanças do mundo do trabalho, de problemas ambientais e de questões éticas, o participante apresentará flexibilidade, conduta profissional e auto-desenvolvimento.
Módulo I
As Unidades deverão ser trabalhadas concomitantes, de acordo com o planejamento dos orientadores especialistas e coordenação do curso. Considerando o grande número de Unidades Curriculares, sugere-se que as Unidades Biossegurança em Saúde e Processo de Coleta de Amostras Biológicas I sejam desenvolvidas em paralelo ou pelo menos uma vez na semana cada uma.
Indicamos a realização de visitas técnicas na unidade Curricular Estrutura Organizacional do Laboratório.
A Unidade Curricular Coleta de Amostras Biológicas I deverá ser desenvolvida em Laboratório na Unidade do Senac ou em parceria com Postos de Coletas, Laboratórios de Análises Clínicas e Hemocentros.
Módulo II
As unidades deverão ser trabalhadas concomitantes, de acordo com o planejamento dos orientadores especialistas e coordenação do curso. Na Unidade Curricular Desenvolvimento de Projeto no Segmento de Análises Clínicas o aluno deverá desenvolver um projeto na área de Análises Clínicas com foco em Educação em Saúde para o segmento, visando à melhoria do ambiente de trabalho bem como dos processos. Os projetos serão desenvolvidos com no máximo 3 (três) alunos por grupo.
Ainda, a Unidade Curricular Coleta de Amostras Biológicas II deverá ser desenvolvida em Laboratório na Unidade do Senac ou em parceria com Postos de Coletas, Laboratórios de Análises Clínicas e Hemocentros.
Módulo III
A Unidade Curricular Processamento de Amostras Biológicas I deverá ser desenvolvida em laboratório da Unidade que estará oferecendo o curso ou em parceria com Laboratórios de Análises Clínicas, somente após a conclusão do Estágio Obrigatório em Coleta de Amostras Biológicas.
Para aplicar o gerenciamento de resíduos nas aulas teórico-prática, orientamos seguir as recomendações da RDC nº 306, de 07 de dezembro de 2004, que dispõem sobre a regulamentação dos resíduos em serviços de saúde.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o Orientador deverá, em seu primeiro contato com a turma, discutindo com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo ensino e aprendizagem.
Módulo IV
A Unidade Curricular Processamento de Amostras Biológicas II deverá ser desenvolvida em laboratório da Unidade que estará oferecendo o curso ou em parceria com Laboratórios de Análises Clínicas, após a conclusão da Unidade Curricular Processamento de Amostras Biológicas I .
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
¿ Especialistas/Mestres nas áreas de Bioquímica, Patologia, Biomedicina, Psicologia, Biologia, e enfermagem com experiência comprovada de no mínimo dois anos.
¿ Graduados nas áreas de Bioquímica, Patologia, Biomedicina, Psicologia, Biologia, e enfermagem com experiência comprovada de no mínimo dois anos.
Ao aluno que concluir o curso técnico e apresentar o diploma de conclusão do Ensino Médio, será conferido o DIPLOMA DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ANÁLISES CLÍNICAS, Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança.
Ao aluno que concluir o Módulo I,II e a Unidade Curricular 13 ¿ Estágio Obrigatório em Coleta de Amostras Biológicas do módulo III, correspondente à qualificação profissional, será conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica em Auxiliar de Serviços de Coleta de Amostras Biológicas, do Eixo tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança.
O Histórico Escolar deverá explicitar o perfil profissional de conclusão do aluno e o detalhamento das competências.
Os diplomas deverão explicitar o perfil profissional de conclusão e a organização curricular, conforme orientações do Senac/SC.
O aluno só poderá receber o Diploma da Habilitação Profissional após a apresentação da documentação comprobatória de aprovação do Ensino Médio.
Sala de aula convencional
Laboratório de informática, equipado com quadro branco, computadores, acesso a internet e softwares específicos.
Laboratório para atividades práticas:
¿ Módulo I, II e III ¿ poderá ser desenvolvido no laboratório da unidade desde que sejam adquiridos os materiais mínimos necessários para coleta (Anexo 1). Caso não tenha a infraestrutura deverá ser utilizada por meio de parcerias com laboratórios e postos de coletas. Entretanto, a Unidade Curricular 13 deverá ser desenvolvida somente como estágio obrigatório em parceria por meio de convênio.
¿ Módulo IV e V ¿ deverão ser desenvolvidas nos laboratórios de análises clínicas ou em convênios com universidades.
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CD-ROM científicos, atlas hematológicos, normas técnicas dos órgãos gestores, publicações científicas da habilitação, legislações específicas, vídeos documentários e científicos, livros e revistas técnicas e periódicos, dentre outros.