O evento contou com a presença de Rudney Raulino, diretor regional do Senac SC, Hélio Dagnone, vice-presidente de Turismo da Fecomércio SC, Arlindo Rocha, presidente da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), Helen Becker, presidente da Instância de Governança Regional do Turismo "Caminho dos Canyons” e Luis Fernando Albalustro, coordenador da Missão Orlando.
O painel proporcionou aos participantes reflexão sobre a necessidade de aprimoramento da gestão integrada do turismo em Santa Catarina. Para o diretor regional do Senac SC, com a experiência da Missão se faz necessária uma mudança de modelo mental para que os setores público, privado e sociedade civil trabalhem de forma colaborativa. "Assim, será possível integrar os roteiros e desenvolver os equipamentos turísticos para que o segmento se destaque ainda mais entre os propulsores da economia catarinense”, afirmou.
Já Helen Becker acredita que o painel com feedback da Missão Orlando foi importante para elencar ações prioritárias para o desenvolvimento turístico na região. "Como temos muitas belezas naturais como praias, dunas, furnas, rios, entendemos que este é sim um momento de transformação desta indústria sem chaminé que é o turismo e que questões como qualificação, inovação, governança, infraestrutura e até mesmo legislação são fundamentais neste sentido”, analisou.
O especialista do Senac SC, Luis Fernando Albalustro, reiterou que a partir dos resultados do benchmarking obtidos pela comitiva que participou da Missão Técnica Orlando 2019, é possível buscar as condições necessárias para que as vocações regionais se desenvolvam e ampliem a atratividade dos destinos turístico. "O governo, associações, empresários e comunidade em geral precisam estar voltados para a hospitalidade e o atendimento de qualidade para alcançar permanentemente a excelência nos serviços prestados”, completou.
O painel proporcionou aos participantes reflexão sobre a necessidade de aprimoramento da gestão integrada do turismo em Santa Catarina. Para o diretor regional do Senac SC, com a experiência da Missão se faz necessária uma mudança de modelo mental para que os setores público, privado e sociedade civil trabalhem de forma colaborativa. "Assim, será possível integrar os roteiros e desenvolver os equipamentos turísticos para que o segmento se destaque ainda mais entre os propulsores da economia catarinense”, afirmou.
Já Helen Becker acredita que o painel com feedback da Missão Orlando foi importante para elencar ações prioritárias para o desenvolvimento turístico na região. "Como temos muitas belezas naturais como praias, dunas, furnas, rios, entendemos que este é sim um momento de transformação desta indústria sem chaminé que é o turismo e que questões como qualificação, inovação, governança, infraestrutura e até mesmo legislação são fundamentais neste sentido”, analisou.
O especialista do Senac SC, Luis Fernando Albalustro, reiterou que a partir dos resultados do benchmarking obtidos pela comitiva que participou da Missão Técnica Orlando 2019, é possível buscar as condições necessárias para que as vocações regionais se desenvolvam e ampliem a atratividade dos destinos turístico. "O governo, associações, empresários e comunidade em geral precisam estar voltados para a hospitalidade e o atendimento de qualidade para alcançar permanentemente a excelência nos serviços prestados”, completou.
Sobre a Missão Orlando
Realizada pela Fecomércio SC e Senac SC, a Missão Técnica Internacional Orlando aconteceu de 18 a 24 de maio e levou uma comitiva de empresários e gestores do turismo catarinense para uma viagem de benchmarking a Orlando (EUA). O grupo conheceu as práticas da cidade que é um case de sucesso pelos excepcionais índices de satisfação dos visitantes, o que torna este destino referência mundial em eventos, entretenimento e lazer.
A missão incluiu visitas ao Centro de Convenções de Orlando (Orange County Convention Center), Amway Center (arena esportiva e casa do Orlando Magic, time de basquete da NBA), Rosen College Of Hospitality Management (instituição de ensino que forma os profissionais do turismo e hospitalidade para atender a demanda da região), entre outros. Também integrou a programação da Missão um workshop sobre Clientologia, conduzido pelo PhD Claudemir Oliveira, presidente e fundador do Seeds of Dreams Institute (empresa americana da área de psicologia positiva aliada aos negócios), e uma visita ao Magic Kingdom, parque temático da Disney.
Ao final da Missão, a comitiva redigiu a Carta de Orlando para o Turismo Catarinense, que foi entregue em mãos ao governador do Estado, Carlos Moisés, destacando a importância do aprimoramento da gestão integrada do setor e o envolvimento da comunidade para o crescimento sustentável pautado no turismo.
A missão incluiu visitas ao Centro de Convenções de Orlando (Orange County Convention Center), Amway Center (arena esportiva e casa do Orlando Magic, time de basquete da NBA), Rosen College Of Hospitality Management (instituição de ensino que forma os profissionais do turismo e hospitalidade para atender a demanda da região), entre outros. Também integrou a programação da Missão um workshop sobre Clientologia, conduzido pelo PhD Claudemir Oliveira, presidente e fundador do Seeds of Dreams Institute (empresa americana da área de psicologia positiva aliada aos negócios), e uma visita ao Magic Kingdom, parque temático da Disney.
Ao final da Missão, a comitiva redigiu a Carta de Orlando para o Turismo Catarinense, que foi entregue em mãos ao governador do Estado, Carlos Moisés, destacando a importância do aprimoramento da gestão integrada do setor e o envolvimento da comunidade para o crescimento sustentável pautado no turismo.