Depois de abordar os saberes e fazeres na gastronomia tradicional, o Observatório agora apresenta a temática "Selos de identificação de qualidade e origem dos produtos”. O queijo serrano, a banana de Corupá e os vinhos da uva Goethe em Santa Catarina são exemplos de como os selos de Indicação de Procedência e Denominação de Origem e Selo Arte são ferramentas importantes na identificação de qualidade e reconhecimento dos produtos tradicionais.
"Estes selos objetivam a valorização do produto e a proteção da região e da comunidade produtora, garantindo um padrão de qualidade ao produto certificado, assegurando que a produção é artesanal e respeita as boas práticas sanitárias”, analisa Nathália Bernardinetti, gestora do Observatório da Gastronomia no Senac SC.
Para falar sobre as diferentes certificações e o panorama catarinense, a conversa online será ministrada pela Profa. Dra Berenice Giehl Zanetti, do IFSC. Em seu doutorado, Berenice pesquisou estratégias e instrumentos de registro, reconhecimento e valorização de produtos artesanais tradicionais - em especial as Indicações Geográficas, realizando estudos na França para conhecer a realidade internacional de registros.
Serviço:
Live "Selos de identificação de qualidade e origem dos produtos”
Quando: 29 de abril
Horário: 10 horas
Onde: Youtube do Observatório da Gastronomia https://youtu.be/Sj1DNPEetBk
Mais informações: http://observagastronomia.com.br/