A programação contou com a apresentação do case do Clube de Relacionamento, com o gerente do Clube Angeloni, Cyd Visalli de Lucena. Para ele, a informação gerada pelo relacionamento com o cliente é uma riqueza inestimável, especialmente em momentos de crise como o que vivemos hoje. "Com essas informações conseguimos entender o cliente que vem ao Angeloni e, inclusive, o que não vem mais ao Angeloni”, afirma Visalli.
Na sequência o professor Marc Knoppe palestrou sobre "Tendências de varejo: Brasil, Estados Unidos e Europa” ressaltando as principais tendências para o setor. Para ele, cada vez mais é necessário investir no atendimento personalizado a fim de entregar aquilo que o cliente quer. "É necessário sair da produção em massa e entregar o produto correto para o cliente”, afirma. Entre as tendências ele cita a personalização dos produtos, onde cada pessoa prepara o seu produto por meio de impressão em 3D. "Na China já se imprime uma casa em 3D por meio de uma impressora e isso já preocupa a indústria alemã”, completa.
Um tendência nova e um tanto difícil é a mídia social. Atualmente muitas pessoas utilizam o Facebook e Instagram para fazer compras, mas ninguém sabe lidar com esse mercado e isso é um grande problema. Para Knoppe, as empresas se afastaram da mídia impressa e TV, reduziram seus investimentos e com isso perderam imagem e reputação. "Quando você para de investir nesses meios, as pessoas não veem a sua marca e com isso esquecem que você existe”, ressalta.
Para encerrar o evento, foi realizado um painel com os convidados com mediação de Marcus de Azevedo Tutui e Silva, coordenador do Senac Varejo.
Fotos: http://senac.sc/ovw738