Voltada para empresários e gestores do varejo e atacado, a Missão Técnica NY proporcionou em mais uma edição, que empresários catarinenses visitassem empresas que são referência mundial, além de participarem da NRF - realizada este ano entre os dias 15 e 17 de janeiro, em Nova Iorque.
Entre os principais motivos da Missão NY podemos destacar a pesquisa de tendências, a troca de ideias, o conhecimento de uma nova cultura e a ampliação de horizontes dos negócios.
Com foco na NRF, composta por seminários, fóruns de debate e apresentação de cases de empresas mundialmente conhecidas, o evento "Pós NRF”, foi composto por palestras e uma mesa redonda que trouxeram impressões colhidas na maior feira do varejo mundial. O momento compartilhou conhecimento e tendências para empresários e gestores catarinenses que estavam presentes.
O professor do Senac Thiago Marques, que atua como consultor e professor dos cursos de graduação e pós-graduação das Faculdades Senac e como coordenador do programa de Desenvolvimento Corporativo Senac TI no Departamento Regional do Senac em SC,além de ser especialista da Missão Técnica Vale do Silício 2016, trouxe aos participantes as últimas tendências e técnicas aplicáveis aos negócios do varejo e atacado.
Segundo o docente, no Vale do Silício as empresas são viciadas em análises de dados para assim, executarem decisões. "O termo que se aplica a técnica é Data Driven Company, que na tradução para o português quer dizer Empresa Guiada por Dados", sinaliza Thiago.
Outro assunto levado aos participantes pelo palestrante Vinícus Furlanetto foi "O Olhar da NRF para o varejo conectado – perspectivas, tendências e inovação”. Furlanetto é professor nas Faculdades Senac nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, Orientador do Programa Senac Varejo e Membro da Equipe Técnica da Missão Internacional NY.
Segundo ele, este ano o destaque da NRF foi a gestão de pessoas e o olhar das empresas, tanto para o funcionário como para o cliente. "A relação interpessoal e a forma como as empresas vem se comunicando tanto com seu público alvo quanto com seus colaboradores está em evidência. Isso tem vindo com força no mercado atual, principalmente o relacionamento entre marcas e pessoas”, destaca Furlanetto.
Na mesma linha o Presidente do Sistema Fecomércio SC, Sesc/Senac Bruno Breithaupt mencionou sua experiência sobre a Missão NY e destacou o posicionamento do vendedor para com o cliente e usou como exemplo a rede de lojas Anthropologie. "O ponto alto da Anthropologie é a grande preocupação que a marca possui com o cliente e sua satisfação. Todas ações realizadas nas lojas da rede, incluindo os aspectos estratégicos, são focadas no cliente e no seu feedback. Considerando o momento de crise na economia mundial, proporcionar a esse cliente a melhor experiência de consumo garante não só um excelente posicionamento de mercado como a fidelização de quem compra, destaca Breithaupt.
Ainda compondo a mesa estavam o vice-presidente do Sistema Fecomércio de SC, Célio Spagnoli, o empresário do ramo atacadista, Amarildo José da Silva e o Diretor Regional do Senac em SC Rudney Raulino.
"Capacitar equipe de colaboradores e também a própria gestão para reter talentos”. Essa é uma das impressões que Rudney apontou em sua fala sobre a NRF. Ele ainda destaca que 80% das demissões no Brasil não são por questões técnicas do colaborador, mais sim por questões humanas, tanto de relacionamento quanto de comportamento. "Nessa linha o Senac em SC está formando pessoas não só com o foco em tecnologia como também com forte cunho de humanismo”, finaliza Rudney.
Saiba mais sobre o Programa Senac Varejo
Estruturado a partir de pesquisas do mercado catarinense, o programa Senac Varejo visa proporcionar aos gestores e colaboradores do mercado varejista um aperfeiçoamento de práticas diárias e uma profissionalização das empresas do mesmo segmento. Discutir e pesquisar novas técnicas e ferramentas de gestão aplicáveis ao mercado varejista, são estratégias aplicadas no programa, que dispõe de missões internacionais, palestras e workshops voltados para o tema. Além disso, o Senac Varejo diagnostica no mercado local elementos que possibilitem o desenvolvimento e o direcionamento dos negócios. Para mais informações clique AQUI
Confira na íntegra as fotos do evento "Pós NRF 2017" clicando AQUI