Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
¿ Idade Mínima: 16 anos completos
¿ Escolaridade Mínima: Ter completado o 5º ano do Ensino Fundamental (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou maior que a escolaridade mínima).
No caso de estar cursando o Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído até o 4º ano ou já ter completado as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O Confeiteiro é o profissional que prepara as produções culinárias da confeitaria, realizando a higienização, preparação, finalização e acondicionamento dos produtos de confeitaria de acordo com as normas e procedimentos de higiene e segurança no trabalho. Atua em confeitarias, padarias, buffets, hotéis, restaurantes, hospitais e estabelecimentos afins. Criatividade, atenção e organização são características deste profissional.
1) Materiais a serem adquiridos pelo aluno:
¿ Uniforme completo: calça comprida (branca), jaleco branco com mangas compridas ou 7/8, touca branca, avental branco e sapato fechado antiderrapante e confortável
¿ Jogo de mangas e bicos de confeitar.
As competências desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho.
Estas competências tem base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
A Unidade Curricular ¿Boas Práticas na Manipulação de Alimentos¿ e ¿Organização e Segurança na Confeitaria¿ devem ser trabalhadas ANTES da Unidade ¿Bases da Confeitaria¿. A Unidade ¿Bases da Confeitaria` deve ser trabalhada ANTES da Unidade ¿Produções da Confeitaria¿. As unidades de ¿Carreira Profissional no Turismo¿ e Promoção do Trabalho em Equipe, podem ser trabalhadas concomitantemente às específicas do profissional, buscando o princípio da contextualização.
Mais do que utilizar exemplos, estas competências devem ser vivenciadas na simulação do seu futuro ambiente de trabalho.
A Ambientação Profissional em Confeitaria tem o objetivo de inserir os alunos na vivência em atividades no ambiente de trabalho e deve ser executada em estabelecimentos conveniados. Para esta atividade o orientador será responsável por preparar o aluno antes da ambientação e terá um momento de fechamento do processo com o aluno a partir das experiências reais observadas no período.
Essa ambientação ocorrerá mediante a um convênio estabelecido pela Unidade do Senac/SC com empresas parceiras e será organizada por meio de cronograma (constando nome da empresa, nome do aluno e carga horária/dia) seguindo os prazos de encerramento do curso e, posteriormente, deve ser arquivado junto ao Diário de Classe.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo ensino e aprendizagem.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
¿ Graduados nas áreas de Turismo, Hotelaria, Gastronomia, Nutrição, Administração, Psicologia e Segurança no Trabalho com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano.
¿ Técnicos de Nível Médio nas áreas de Padaria e/ou Confeitaria, e Segurança no Trabalho com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano.
¿ Profissionais atuantes nas áreas de Padaria e/ou Confeitaria com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o certificado de Confeiteiro.
Sala de aula convencional.
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão a internet.
Ambiente pedagógico, contendo: equipamentos e utensílios mínimos listados no anexo I, ou convênio com estabelecimentos como restaurantes e confeitarias.
Quantidade Equipamentos/Materiais
01 Batedeira planetária
01 Liquidificador
01 Masseira
01 Divisora
01 Fogão industrial
01 Câmara de fermentação
01 Processador de alimentos
01 Forno de lastro
01 Balança eletrônica
01 Geladeira
06 Facas para corte e para pão
06 Fôrmas para pão
06 de cada Talheres de mesa (garfo, faca, colher de sopa, sobremesa, chá e de café)
06 Rolos de massa de altileno
04 de cada Panelas baixas e altas
06 Pincéis
Diversos Mangas de confeitar / bicos e rolos
06 Fôrmas de pudim
06 Fôrmas de bolo redondas e retangulares com fundo removível
12 Pratos de mesa
Diversos Utensílios para o desenvolvimento das receitas propostas
REFERÊNCIAS
BARRETO, Margarita. Manual de Iniciação ao estudo do Turismo. 19ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.
BRASIL, MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral de Regionalização. Série Cadernos de Turismo Programa de Regionalização do Turismo: Roteiros do Brasil. Brasília, 2007
BEZERRA, Luciane Pereira. Alimentos seguros: higiene e controles em cozinhas e ambientes de manipulação. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2010.
BEZERRA, Luciane Pereira; PINHEIRO, Andrea Nunes; SILVA, Gleucia Carvalho. Manipulação segura de alimentos. Rio de Janeiro Ed. Senac São Paulo, 2010.
MAGALHÃES, Lucila Rupp de. Aprendendo a lidar com gente : relações interpessoais no cotidiano. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2001.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 14. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2011.
SÁNCHEZ-OCAÑA, Ramón; DOLINSKY, Sandra Martha (Trad.). Nutrição de A à Z: tudo o que você precisa saber para entender a alimentação. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2009..
SEBESS, Mariana. Técnicas de confeitaria profissional. 2. ed. Rio de Janeiro: SENAC, 2008..
SEBBES, Paulo. Técnicas de padaria profissional. São Paulo: Ed. Senac Rio, 2010.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Turismo básico. 8. ed. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2009.
DVDs SENAC NACIONAL. Série Alternativas Alimentares; Série Multissabores.