Escolaridade: Ensino Médio incompleto
Idade mínima: 18 anos
Pré-Requisitos Técnicos:
- Ter conhecimentos em navegação na internet;
- Ter acesso a computador com internet banda larga.
Configuração mínima do computador:
Sistema Operacional:
Windows 7,8 ou 10;
Linux;
- Mac OS X;
- Processador: Dual Core 1.5 GHz ou superior;
- Memória RAM: 2GB ou superior.
Browsers (Navegadores):
- Recomendado: Firefox 10 ou superior;
- Recomendado: Chrome atualizado;
- Safari atualizado;
- Internet Explorer 11 ou superior.
Configuração do Browser:
- A opção JavaScript deverá estar habilitada no browser;
- A opção aceitar cookies deverá estar habilitada.
Resolução do Monitor:
- Recomendado resolução de 1024 x 728 ou superior.
- Configuração mínima para Tablets e Smatphones:
(Sistema Operacional)
- iOS: 10.3 (iphone 5s ou superior)
- Android: 4.4 (tela mínima Full HD)
Modelo de Tablets compatíveis:
- Galaxy tab 3 ou iPad 4ª geração
Leitor PDF:
- Acrobat Reader: 10.x ou superior;
- Foxit Reader: 7.x ou superior.
Obrigatoriamente ter um e-mail válido.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Desde o início dos anos 2000, observa-se, no Brasil, uma significativa expansão do setor terciário. Atualmente, mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) e 75% dos empregos formais no país estão concentrados nele. Para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, as atividades de comércio de bens e serviços sinalizam o quanto esse setor pode ser considerado um importante elemento propulsor do crescimento econômico do Brasil1.
Nesse cenário de expansão das atividades do setor terciário, aumento do poder aquisitivo da população e forte competitividade entre as empresas, o atendimento de excelência aos clientes é um desafio para as organizações que pretendem conquistar uma posição de destaque no mercado. A demanda por profissionais qualificados, capazes de realizar atendimentos com qualidade e competência, tem-se mostrado um diferencial na busca pela fidelização do cliente. A oferta da Qualificação Profissional em Operador de Caixa justifica-se, portanto, na importância que esse profissional tem para o sucesso da empresa, uma vez que é no momento em que o cliente passa suas compras pelos terminais de frente de caixa que se consolida todo o esforço de venda da empresa. Essa é a derradeira oportunidade de reverter algum desconforto, cabendo ao operador, como último profissional a ter contato pessoal com o cliente no momento de concretização do negócio, sensibilidade para consolidar a venda, não só de mercadorias ou serviços, mas também da imagem da empresa para que o cliente se sinta satisfeito e encantado. Vale considerar que, em função das transformações do mercado, o profissional Operador de Caixa teve suas atividades ampliadas, a ele cabe, por exemplo, fornecer informações sobre produtos e esclarecer dúvidas quando solicitado, o que reforça, ainda mais, a necessidade de qualificação desse profissional.
A frente de caixa, por essas razões, é uma ocupação relevante para o terceiro setor, assim como quaisquer outras ocupações que fazem parte do ciclo operacional do varejo e deve, portanto, receber os mesmos cuidados e a mesma atenção, com a educação profissional, o desenvolvimento e o monitoramento das práticas da gestão de varejo.
Atividades disponibilizadas em ambiente virtual de aprendizagem, utilizando recursos pedagógicos desenvolvidos em mídia online.
Para ter direito ao certificado o aluno deve ter Competência Desenvolvida em todas as Unidades Curriculares.