Idade mínima: 16 anos
Escolaridade: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) completo.
Escolaridade EJA: Ter sido aprovado em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Àquele que concluir com aprovação este curso, é conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional em Salgadeiro, com validade nacional.
O aumento da renda dos brasileiros tem elevado o consumo no País e mudado hábitos das camadas emergentes da população. Os integrantes da chamada nova classe média passaram a ter acesso diário a produtos alimentícios a que antes não estavam acostumados, ou que iam à mesa somente em ocasiões especiais ou nos fins de semana. Mudanças como essas têm colocado o Brasil na posição de um dos principais consumidores mundiais de produtos como salgados, cervejas e refrigerantes.
A expectativa de Padarias, mercados e empreendedores que trabalham com o comércio de salgados, tende a ter uma perspectiva positiva em 2018. Uma pesquisa organizada pela Mintel, empresa de inteligência de mercado, pontuou que o mercado de salgados crescerá até 40% em 2018, o que garante ao Brasil o faturamento de até R$ 7 bilhões.
De acordo com a pesquisa, hoje, os supermercados são os principais locais de compra de salgados. Com preferência de quase dois terços dos consumidores (63%), os mercados ganham dos 28% que afirmaram comprar em padarias. Outro dado da pesquisa aponta que 42% dos brasileiros consomem mais desses produtos quando estão fora de casa e 22% consomem em encontros com familiares e amigos, ou seja, são os melhores pedidos para encontros e ocasiões sociais.
Afinal, essa é uma tendência do mercado. Novas formas de comércio de salgados surgem justamente para se valer dessa fatia do setor. Em função desse crescente mercado e da ampliação da demanda, vem a consequente exigência de profissionais bem qualificados e produtos de qualidade. Nesse sentido, o curso busca qualificar os alunos para produção, venda e distribuição de salgados, com base em instrumentos e estratégias de alimentação saudável, por meio de práticas alimentares promotoras da saúde, pautadas pelos requisitos de boas práticas na manipulação de alimentos, e para que compreendam os fatores determinantes dessas práticas.
Dessa forma, contribui para o fortalecimento dos sujeitos na busca de habilidades para tomar decisões e transformar a realidade, assim como para garantir o cumprimento do direito humano à alimentação adequada e saudável. Visa também dar condições para o crescimento da vida produtiva. Sendo assim, o sistema de produção e distribuição de salgados busca promover a justiça social e diminuir desigualdades, por meio de práticas sustentáveis, respeitando os recursos naturais e a biodiversidade, justificando a oferta deste curso.