Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo
Escolaridade EJA: Aprovado em Língua Portuguesa
Requisito/Conhecimento específico: não há.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional em Açougueiro, com validade nacional.
Conforme dados apresentados pela a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) , entre os anos de 1990 a 2017, a pecuária brasileira teve um aumento de 146% na produtividade de sua carne. Com isso, as transformações no cenário de produção e comercialização de produtos de origem animal, vem gerando novos hábitos de consumo no Brasil.
A profissão de açougueiro é muito ampla e com várias possibilidades de atuação no mercado de trabalho, e devido a diversidade de produtos e serviços agregados neste setor, exige-se dos profissionais um alto nível de profissionalização.
Segundo estudo realizado pelo SEBRAE/BA em 2018, há algumas tendências mapeadas para os próximos anos no mercado de estabelecimentos que vendem carnes e derivados, dentre elas destacam-se a entrega em domicílios, cortes prontos e embalados a vácuo, açougues gourmet, os selos que atestam a procedência e qualidade da carne. Em função do crescente mercado e da ampliação da demanda, o curso busca qualificar os alunos para trabalhar os diferentes tipos de produtos cárneos e suas formas de apresentação para o cliente, pautados pelos requisitos das boas práticas para serviços de alimentação.
Dessa forma, a oferta desta Qualificação Profissional pelo Senac justifica-se, por detectar a necessidade de desenvolver profissionais que reconheçam as características dos produtos cárneos e a cultura regional, atuem com competência técnica, contribuindo para o melhor aproveitamento dos recursos, e que mantenham o compromisso com a qualidade.