Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completos.
Escolaridade EJA: Aprovado em Língua Portuguesa e Matemática.
Requisito/Conhecimento específico: Não há.
Formar profissionais com competência para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Atualmente, o setor de panificação encontra-se entre os seis maiores segmentos da indústria brasileira, sendo o segundo maior em alimentos prontos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP). É um setor que gera mais de 2 milhões de postos de trabalho, apresentando um faturamento de R$ 90,3 bilhões, conforme acompanhamento do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC).
A implantação de maquinários mais inteligentes e autônomos, uma alta diversificação de produtos disponíveis e novos sistemas de gestão foram mudanças que causaram um impacto positivo no setor.
O cenário para o ramo da panificação e confeitaria é bastante competitivo. De acordo com a ABIP, em 2018 o número de padarias, no Brasil, ultrapassou a marca de 70 mil estabelecimentos. Isso ampliou a concorrência para as padarias, e aquelas mais tradicionais foram as que mais sentiram os efeitos desse aumento na competição. Contudo, quem mais se beneficia com toda essa movimentação é o consumidor, que recebe maior oferta de produtos, serviços e locais para suprir suas demandas.
Todo esse crescimento e potencial nicho de mercado exige a formação de profissionais qualificados para atuar em diversos setores da panificação, contribuindo para o melhor aproveitamento dos recursos e atuando na produção da panificação e suas variações.
A oferta da Qualificação Profissional em Padeiro pelo Senac justifica-se, portanto, pela necessidade de desenvolver profissionais que atuem com competência, com foco em resultados e na prestação de serviços com qualidade e sustentabilidade.